Barcos da Marinha do Brasil durante exercícios militares

A propalada demonstração de força militar do governo de Jair Bolsonaro para marcar o 7 de setembro próximo, que ficou circunscrita ao Forte de Copacabana, talvez saia um pouco mais dispensiosa e pirotécnica, no final das contas. O Ministério da Defesa contratou nesta quinta-feira, 25, o Pìer Mauá do Rio de Janeiro por R$ 1.464.515,70 para “estacionar” durante 9 dias as embarcações que compõem as Operações Revista Naval, Operações Unitas 63-2022 e Parada Naval.

O Píer Oscar Weinschenck (mais conhecido como Píer Mauá), é um espaço público situado no Centro do Rio de Janeiro com cerca de 45 mil m² de área e que margeia a Baía de Guanabara. A estação marítima do Píer Mauá foi contratada sem licitação pela Marinha para atracar os seus navios para a festividade. A Operação Unitas, uma das manifestações previstas, é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos. É realizado desde 1959 (e ocorre no formato anfíbio desde 2008). Conta com participações da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, além de outros países sul-americanos, caso da Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai.

Inicialmente, Bolsonaro almejava um desfile militar portentoso na Avenida Atlântica, passando por toda a orla de Copacabana, ao qual misturaria manifestantes obviamente favoráveis a um golpe militar. Mas o Alto Comando do Exército (e a prefeitura do Rio) considerou inapropriada a confusão entre manifestantes civis e Forças Armadas. Bolsonaro então determinou, na semana passada, que a Marinha e a FAB se mobilizassem para uma demonstração – chegou-se a falar em 10 navios de guerra fazendo evoluções no mar.

Bolsonaro pretende usar politicamente a data que marca o Bicentenário da Independência. Marcou até uma motociata saindo do Aterro do Flamengo com apoiadores. Mas as recentes movimentações do STF, seu adversário mais resistente contra o ataque às instituições, mandando fazer apreensões e oitivas de empresários que compartilhavam em grupos de WhatsApp seu desejo (e suas artimanhas) de golpe de Estado, fez arrefecer os ânimos.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome