Peça A Mãe, em mini-temporada no Itaú Cultural
Peça A Mãe – Canções para Acordar Bertolt Brecht, da Companhia do Feijão, se apresentou no Itaú Cultural poucos dias antes do fechamento da unidade pela quarentena do coronavírus - Foto Ophelia

A partir de segunda-feira, 6 de abril, o Itaú Cultural abre as inscrições para o edital “Arte Como Respiro”. Nesta primeira etapa, serão aceitos projetos das artes cênicas, incluindo teatro, dança e circo. Serão selecionados 120 trabalhos, e cada um deles pode receber até 10 mil reais pelo licenciamento dos direitos autorais.

Os artistas interessados podem enviar trabalhos cênicos que já tenham sido gravados anteriormente à quarentena (30 projetos), desde que estejam ajustados “ao momento atual”, ou obras que estejam sendo produzidas dentro desse período (90 projetos). Neste segundo eixo, é possível se inscrever com uma apresentação ao vivo, como uma live na rede social, por exemplo, ou algum material gravado dentro do isolamento social. Serão permitidos uma cena teatral (a partir de 2 intérpretes), cena de dança (duos ou mais de 2
intérpretes), número circense e monólogo/solo.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiro até o dia 10 de abril (sexta-feira). O regulamento pode ser acessado aqui. Os selecionados serão informados por e-mail no dia 25. “É uma forma também de acolher um recorte de grupos e artistas que não está conseguindo lidar com essa instância do fazer de casa, uma vez que aceitamos materiais audiovisuais produzidos antes da situação do isolamento”, observa Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes cênicas da instituição.

A ideia, segundo o Itaú Cultural, é lançar mais dois editais, para música e artes visuais, nas próximas semanas. Os “editais de emergência”, como batizou o Itaú Cultural, pretende servir de auxílio para artistas que estão usando as redes sociais para continuar produzindo cultura em meio à pandemia da covid-19.

O edital deixa claro que “não é objetivo desta ação provocar as pessoas a se reunirem, ao contrário, a finalidade deste chamado é gerar recursos e contribuir para o trabalho dos artistas em meio à pandemia. No material de divulgação enviado à imprensa, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, afirmou: “Em meio a esta pandemia que afeta a todos nós, cada setor precisa estar ainda mais junto para buscar soluções ou formas de diminuirmos o impacto negativo deste momento”.

Os “editais de emergência” surgem depois do adiamento, anunciado em 2 de abril, do programa Fomento à Criação Teatral: Montagem. Nesse programa, o Itaú Cultural iria selecionar dois espetáculos teatrais, subsidiando suas montagens para uma curta temporada em São Paulo no mês de novembro. Mas esta convocatória pretendia contemplar grupos teatrais de todo o Brasil com sete anos ou mais de estrada. O Arte como Respiro não possui essa restrição.

A instituição, que interrompeu sua programação no último dia 17 de março por conta do coronavírus, tem promovido as artes cênicas em seu espaço, na Avenida Paulista. Pouco antes da quarentena, quem esteve em cartaz em mini-temporada, entre os dias 12 e 14 de março, foi o espetáculo A Mãe – Canções para Acordar Bertolt Brecht, da Companhia do Feijão. A peça foi escrita pela atriz e dramaturga Vera Lamy.

 

 

PUBLICIDADE

22 COMENTÁRIOS

  1. Senhores, nos ajoelhamos em agradecimento!!!! Sou uma atriz pesquisadora em vias de entregar (junho – talvez antes) minha dissertação de mestrado SEM bolsa de estudo. Tenho vivido do aluguel de um quarto (Airbnb), sem hóspede agora devido ao COVID-19 (tenho pré-asma, 56 anos), mas também eu estava ministrando uma oficina de teatro na Oficina Cultural Oswald de Andrad, suspensa no momento. Minha pesquisa de mestrado tem consumido meu tempo integral, por fim agora finalizando, conta com um espetáculo como resultado prático, há 3 anos em gestação, estava com a agenda de ensaio para abril e maio, mas TUDO MUDOU!
    Como estou em meio a escrita e revisão, não sei se conseguirei me inscrever agora no edital. Por favor, me digam se os próximos editais vão contemplar solos de cenas teatrais, linguagem performática, envolvendo cantos diferenciados? Não sei como farei as cenas dentro de casa, mas com certeza a criatividade vai surgir.
    Agradeço imensamente, namastê! #fiquememcasa por favor! Um forte abraço virtual!

    • Vera, já estive na posição de concluir uma dissertação e uma tese e sei que os últimos dias são essenciais. Mas os outros editais serão de música e artes visuais. Portanto, é melhor se inscrever agora.

  2. Que maravilha! Nós, artistas, estamos com o financeiro bem comprometido, mas trabalhando muito. Gostaria muito de ser informada sobre o edital das artes plásticas e música. Tenho uma exposição completa e inédita, que aborda temas como cultura brasileira, das américas e a partir delas, a necessidade de nos abrirmos para a consciência coletiva. Ela começõu inspirada no novo CD da cantora Maísa Moura, que canta principalmente composições do músico Makely Ka e pretende lançar o CD inédito O AZUL DAQUI este ano. Depois se abriu para uma visão mais coletiva de mundo. O nome é inspirado no poema de Cecília Meireles O MENINO AUL e o título é CARTAS PARA O MENINO AZUL, lembrando o deus indiano Krishna, que representa as américas e o senso de coletividade do planeta terra. Gisele Moura http://www.gisele-moura.blogspot.com

  3. Que ideia maravilhosa! parabens! o Itaú Cultural podia pensar em algo para apoiar nós profissionais da fotografia e videografia também, derrepente uma exposição online ou algo do tipo.
    Sou fotógrafa e artista visual e com os cancelamentos dos trabalhos devido ao covid19, o impacto financeiro já está começando a nos atingir. Tenho feito um diário fotografico conceitual na quarentena que posto no instagram e tb pensando alternativas para continuar meu trabalho mesmo de dentro de casa….

  4. Que ideia maravilhosa! Quero participar! Tenho um monólogo que apresentei em alguns lugares, o último foi o Midrash, em julho.Tambem tenho outra criação em andamento.O material do primeiro já está gravado.Por favor aguardo instruções sobre um e outro.Saude, criação, muita fé e amor para todos nós.

  5. Que ideia tão boa, no momento certo! Quero participar, tenho um monólogo já gravado e outro em andamento.Aguardo instruções!

    • Olá Estou com esta dúvida também. Pelo que vi no formulário, na pergunta “quanto tempo”, parece livre. Mas é bom uma confirmação.

  6. Caro Eduardo,
    Gostaria de agradecer em nome da Cia Map (mapagency.com.br) por essa oportunidade para nossa equipe de colaboradores e artistas , e por adaptarem as agendas do Itaú, para esse “suspiro” tão necessário, e são, de abrirem espaço de expressarmos nossos projetos vanguardistas. Temos mais novidades que acreditamos estarem em sintonia com princípios sociais e humanitários que se fazem tão vitais para nossa nova economia e estrutura de novos paradigmas

  7. Que maravilha!!
    Quero agradecer e parabenizar o Itaú Cultural pela iniciativa!!
    Espero que esse edital possa contemplar muitos Artistas,
    e que o público, seja agraciado com vários espetáculos virtuais de qualidade, muito necessário, e,
    neste momento , mais ainda.
    Aguardarei o edital de música.
    Boa Sorte Geral!!!!

  8. Parabéns ao Itaú sempre inovando e colocando em prática idéias inteligentes.
    Temos um espetáculo com dois atores, desejo se espetáculo pode ser apresentado em forma de live na íntegra?
    E a plataforma a ser usado na live é de nossa escolha ou vocês que administrarão isso?

  9. Que maravilha! Este ano é o Centenário de Clarice Lispector. Fiz a adaptação de um livro dela, chamado “Uma Aprendizagem ou o livro dos Prazeres”. Fizemos duas leituras em fevereiro de 2020, uma no Midrash, e outra no Gabinete de Leituras Guilherme Araújo, no Rio de Janeiro. Íamos iniciar os ensaios no dia 17 de março, mas com a situação do corona, iniciamos a quarentena. Tenho a leitura gravada. Seria o caso de mandar? A peça tem dois atores e é sobre a aprendizagem do amor. Melise Maia

  10. Que maravilha! Este ano é o Centenário de Clarice Lispector. Fiz a adaptação de um livro dela, chamado “Uma Aprendizagem ou o livro dos Prazeres”. Fizemos duas leituras em fevereiro, uma no Midrash e outra no Gabinete de Leituras Guilherme Araújo. Íamos iniciar os ensaios no dia 17 de março, mas com a situação do corona, iniciamos a quarentena. Tenho a leitura gravada. Seria o caso de mandar? A peça tem dois atores e é sobre a aprendizagem do amor. Melise Maia

  11. Prezados, boa noite. Em primeiro lugar parabéns e obrigado pela iniciativa. Gostaria de tirar uma dúvida, consegui cadastrar um dos meus espetáculos na plataforma, porém ao tentar cadastrar o segundo, preenchendo tudo certinho – assim como fiz no primeiro -, ao teclar enviar dá um erro como se o CNPJ não estivesse apenas em numeral.
    Gostaria de uma ajuda para solucionar este problema para enviar os demais projetos que tenho.
    Sem mais, fico no aguardo de um possível retorno. Grato.

  12. devia ter um edital das artes para micro empresa o associart- ce é uma empresa que trabalha com arte educação e precisa dos editais é sem fins lucrativos em Fortaleza E EDITAL SÓ PARA PESSOA FISICA NÃO DA PRAS ASSOCIAÇÕES CULTURAIS DE ARTE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome