Capa do novo álbum de Carlinhos Brown Axé Inventions - Àjààlà.
Pela primeira vez, o cantor e compositor baiano Carlinhos Brown dedica um álbum inteiro ao axé music no álbum Axé Inventions - Àjààlà.

Pela primeira vez, o cantor e compositor baiano Carlinhos Brown dedica um álbum inteiro ao gênero musical ultrapopular que a Bahia consagrou nos anos 1990, a axé music. Composto por oito faixas ligeiras e diretas, Axé Inventions – Àjààlà conta com participações especiais de artista pioneiros do levante iniciado 35 anos atrás, como Luiz Caldas, em Sair pra Vencer, Sarajane, em Axé Music (Tremula), e Olodum, em Mãe Já.

Pode-se argumentar que o axé nunca foi estranho à trajetória de Brown, que tocou na banda de Luiz Caldas em 1984 e ficou conhecido nacionalmente ao integrar a banda de Caetano Veloso, em 1989. Mas a partir de 1993, como líder do grupo de percussão Timbalada, o músico construiu um nicho e um subgênero próprio dentro do edifício axé, primeiro com os sucessos carnavalescos da Timbalada, em seguida em trajetória solo quase nunca linear.

Axé Inventions demarca um passo atrás em termos de revisão histórica: Brown volta aos momentos de jovem aprendiz, dos anos 1980, quando tocava com Luiz Caldas e tateava pelo então chamado samba-reggae. Não querendo olhar apenas para o passado, o artista apimenta o saudosismo com Fofoqueira, uma fusão entre axé primordial, timbalada e o funk carioca em voga no momento, apelidado de brega funk.

Axé Inventions – Àjààlà. De Carlinhos Brown. Candyall/ONErpm.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome