Ilú Obá de Min
Ilú Obá de Min

O carnaval paulistano de 2020 traz opções às centenas, com nomes de blocos de rua tão originais e diversificados quanto AmoribundaBatuntã, Bike SystemBixa PareBloco BastardoBloco das Kengas, Bloco do Sai, Hétero!Bloco dos InvertidosBloco dos Regos Fritos, BlocuBollywoodBrega BlocoBunytos de Corpo, Cacique Jaraguá, CarnaUrsosCarnavelhasComunidade BolivianaCornomaniaDomingo Ela Não VaiDramas de Sapatão, Família Samba Rock Soul, Fígado de AçoJambu EletrizanteJapa BlocoJegue Elétrico, Lua VaiMe Ocupa Que Sou da RuaMinhoqueens, Morcegão de Artur AlvimNelsonmandelaOcupo o MinhocãoOriginais do Punk, Pirikita em ChamasPutas VampirasQue Casar Que Nada, RitaleenaSaci da BixigaSamba e JúniorTarado ni VocêTia Eh o CaraleoVou de Táxi… Segue abaixo uma entre incontáveis combinações possíveis, para quem se contentar com um bloco por dia.

Sexta-feira 21: Ilú Obá de Min

Inaugurado em 2004, o grupo afro feminino já se tornou uma tradição do carnaval paulistano, marcando o início da festa com uma performance ritualística na sexta-feira de abertura da festa. Neste ano, será homenageada a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá. O bloco se concentra a partir das 18h na Praça da República, no centro. O Ilú Obá volta a desfilar no domingo, às 14h, no Bom Retiro, a partir da Alameda Barão de Piracicaba.

Sábado 22: Unidxs da Grande Mel

Iniciado em 2013, o bloco da festa Mel privilegia a brasilidade e o espírito LGBTQ e conta com uma bateria que se concentra em cinco estilos musicais autodefinidos: afoxé, frevo, samba-reggae, marchinhas-funk e samba-axé. Começa na Praça Dom José Gaspar, no centro, às 15h.

Domingo 23: #QuilomboLAB

Fato inédito, o hip-hop sobe no trio elétrico neste 2020 com o bloco liderado por EmicidaRael Drik Barbosa. Ao lado da dupla Prettos, Emicida se debruçará no repertório matricial de Clementina de Jesus. Rael privilegiará o reggae nacional com repertório de Gilberto Gil, Natiruts, Cidade Negra e outros. Entre os convidados, estão Chico CésarCrioloRashidKamau Luedji Luna. O bloco desfila em Santana, na zona norte, a partir da Avenida Luis Dummont Villares, em frente à Praça Nossa Senhora dos Prazeres, próximo ao Metrô Parada Inglesa. A concentração começa às 14h.

Segunda-feira 24: Charanga do França

A Espetacular Charanga do França, do saxofonista vanguardista Thiago França, tem lugar cativo no bairro da Santa Cecília, caracterizada pelas cores azul e prata  e pelo carnaval feito de instrumentos de sopro e percussão com misturas de jazz e tradições afro-brasileiras. Neste ano, sairá às ruas cedo, às 9h, a partir da Rua Imaculada Conceição.

Terça-feira 25: Agora Vai

Tradicional da terça-feira gorda na Barra Funda desde 2004, o típico bloco de bairro foi formado por uma comunidade de atores da região e se distingue pelas cores amarelo e roxo. Parte da Rua João de Barros, 23, às 14h.

 

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome