O carnaval paulistano de 2020 traz opções às centenas, com nomes de blocos de rua tão originais e diversificados quanto Amoribunda, Batuntã, Bike System, Bixa Pare, Bloco Bastardo, Bloco das Kengas, Bloco do Sai, Hétero!, Bloco dos Invertidos, Bloco dos Regos Fritos, Blocu, Bollywood, Brega Bloco, Bunytos de Corpo, Cacique Jaraguá, CarnaUrsos, Carnavelhas, Comunidade Boliviana, Cornomania, Domingo Ela Não Vai, Dramas de Sapatão, Família Samba Rock Soul, Fígado de Aço, Jambu Eletrizante, Japa Bloco, Jegue Elétrico, Lua Vai, Me Ocupa Que Sou da Rua, Minhoqueens, Morcegão de Artur Alvim, Nelsonmandela, Ocupo o Minhocão, Originais do Punk, Pirikita em Chamas, Putas Vampiras, Que Casar Que Nada, Ritaleena, Saci da Bixiga, Samba e Júnior, Tarado ni Você, Tia Eh o Caraleo, Vou de Táxi… Segue abaixo uma entre incontáveis combinações possíveis, para quem se contentar com um bloco por dia.
Sexta-feira 21: Ilú Obá de Min
Inaugurado em 2004, o grupo afro feminino já se tornou uma tradição do carnaval paulistano, marcando o início da festa com uma performance ritualística na sexta-feira de abertura da festa. Neste ano, será homenageada a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá. O bloco se concentra a partir das 18h na Praça da República, no centro. O Ilú Obá volta a desfilar no domingo, às 14h, no Bom Retiro, a partir da Alameda Barão de Piracicaba.
Sábado 22: Unidxs da Grande Mel
Iniciado em 2013, o bloco da festa Mel privilegia a brasilidade e o espírito LGBTQ e conta com uma bateria que se concentra em cinco estilos musicais autodefinidos: afoxé, frevo, samba-reggae, marchinhas-funk e samba-axé. Começa na Praça Dom José Gaspar, no centro, às 15h.
Domingo 23: #QuilomboLAB
Fato inédito, o hip-hop sobe no trio elétrico neste 2020 com o bloco liderado por Emicida, Rael e Drik Barbosa. Ao lado da dupla Prettos, Emicida se debruçará no repertório matricial de Clementina de Jesus. Rael privilegiará o reggae nacional com repertório de Gilberto Gil, Natiruts, Cidade Negra e outros. Entre os convidados, estão Chico César, Criolo, Rashid, Kamau e Luedji Luna. O bloco desfila em Santana, na zona norte, a partir da Avenida Luis Dummont Villares, em frente à Praça Nossa Senhora dos Prazeres, próximo ao Metrô Parada Inglesa. A concentração começa às 14h.
Segunda-feira 24: Charanga do França
A Espetacular Charanga do França, do saxofonista vanguardista Thiago França, tem lugar cativo no bairro da Santa Cecília, caracterizada pelas cores azul e prata e pelo carnaval feito de instrumentos de sopro e percussão com misturas de jazz e tradições afro-brasileiras. Neste ano, sairá às ruas cedo, às 9h, a partir da Rua Imaculada Conceição.
Terça-feira 25: Agora Vai
Tradicional da terça-feira gorda na Barra Funda desde 2004, o típico bloco de bairro foi formado por uma comunidade de atores da região e se distingue pelas cores amarelo e roxo. Parte da Rua João de Barros, 23, às 14h.