Meierhold no Sesc Bom Retiro
Peça Meierhold - Foto Pedro Isaias Lucas

Três últimas oportunidades para ver Meierhold, montagem do grupo gaúcho Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz no Sesc Bom Retiro. O espetáculo é uma homenagem ao ator, diretor e teórico russo Vsevolod Meierhold, um artista executado pela ditadura de Joseph Stalin cuja obra chegou a ser banida na antiga União Soviética até 1955. Ele foi um dos principais atores do mítico Teatro de Arte de Moscou, de Constantin Stanislavski e Vladimir Danchenko. Era um experimentador por excelência, e talvez por isso se tornou um incompreendido pelo regime comunista.

O ator Paulo Flores interpreta Meierhold em um relato póstumo, intercalando lembranças fragmentadas sobre marcos de sua carreira. Além de retratar a dedicação do artista russo pela encenação, o espetáculo reflete também sobre as perseguições que sofreu até a sua morte. Flores contracena com a atriz Keter Velho, que interage quase silenciosamente em diferentes papéis, inclusive o da atriz Zinaida Reich, sua amante que também fora assassinada. Meierhold foi um obcecado pesquisador da arte dramática, investigando desde o teatro popular, as improvisações, a pantomima, o grotesco e a commedia dell’arte. A peça é uma adaptação livre de Variaciones Meyerhold, do argentino Eduardo Pavlovsky.

Meierhold. Com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. No Sesc Bom Retiro, dias 6, 7 e 8 de dezembro, às 21 horas (18, no domingo). Ingressos a 40 reais.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome