Salseirada
Cena do gibi Salseirada, de Al Stefano, um tributo à obra de Mestre Salustiano

Longe do foco dos censores de costumes e das grandes subvenções, as histórias em quadrinhos seguem recontando a História do Brasil com um raro senso de independência. Agora, um gibi do quadrinhista Al Stefano, Salseirada (Zapata Edições, 120 páginas, 30 reais) se dedica a prestar um tributo a um mestre da cultura popular, o rabequeiro, compositor, ator, artesão, luthier e farol pernambucano Manuel Salustiano Soares, o Mestre Salu (1945-2008), fonte inspiradora de movimentos artísticos (o mangue beat de Chico Science) e artistas solo (Antonio Nóbrega e Siba).

Referência saída de Aliança, na Zona da Mata pernambucana, Mestre Salu é personagem que inspirou Stefano pela riqueza de referências, mas a HQ não é um esforço biográfico. O rabequeiro é um dos grandes responsáveis pela preservação de gêneros como ciranda, pastoril, caboclinho, coco, maracatu, malumelngo. O desenhista conta que se inspirou após ouvir o derradeiro disco de Salu, Mestre Salu e sua Rabeca Encantada. Não se trata da história de Mestre Salú, mas de uma referência para uma narrativa fictícia, esclarece o quadrinhista. Segundo a sinopse da equipe de divulgação do álbum, a trama mostra como o rabequeiro Salú encontrou a “rabeca do tempo”, um instrumento mágico que controla o clima. Junto com sua irmã Zabé (homenagem à pifanista paraibana Zabé da Loca) e o amigo Mutum, ele percorre o sertão nordestino levando música e chuva para aliviar o sofrimento de pequenos lavradores assolados pela seca e pela fome.

Entretanto, a rabeca do tempo tivera outra função. Ela pertencera no passado a um coronel ganancioso, que usou o instrumento mágico para eliminar desafetos e prosperar. Agora, seu neto e um bando de jagunços querem recuperar a rabeca a qualquer preço. Somente a intervenção de espíritos da floresta, como a Caipora, Pé de Garrafa, Quibungo e Lobisomem, pode impedir que ela retorne para as mãos erradas.

Salseirada foi um dos projetos selecionados pelo 1º Edital de Publicação de Histórias em Quadrinhos da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e já teve pré-lançamentos recentemente em São Paulo. O próximo lançamento previsto será no Butantã Gibicon, no dia 1º de dezembro e, depois, segue para a Comic Con Experience (CCXP), de 5 a 8 de dezembro, ambos na capital paulista.

 

 

Salseirada. Autor: Al Stefano. Zapata Edições. 120 páginas, 30 reais. Já disponível na loja virtual da Zapata Edições.
Próximos lançamentos: Butantã Gibicon, 1º de dezembro, na Casa de Cultura do Butantã (Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri, São Paulo – SP) e Comic Con Experience (CCXP), de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo – SP)  
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome