Antes de vender carne, a música “O Portão” (1974), na voz de Roberto Carlos, já vendeu cigarros Continental e assinaturas de TV Sky. Na primeira vez, em 1976, o comercial tinha por protagonista o galã Herson Capri retornando ao lar e fumando um cigarrinho no percurso. Ele, atualmente, vive personagem na novela das 21 horas na TV Globo. No outro anúncio, veiculado em 2011, a sempre bela Gisele Bündchen se esmera em interpretar uma dona-de-casa esnobada por um marido que prefere o controle remoto em seu infinito potencial de canais, em vez de chamego. Ela fica até engraçadinha no papel.

Mas, voltemos ao rei. A grande novidade, anunciada hoje com tambores e rojões, fica por conta de Roberto surgir no comercial diante de um bifão. Para quem se dizia vegetariano havia 30 anos e resolveu alardear a volta às tentações da carne, nada mal assinar um contrato publicitário para vender carne Friboi. Em cena, Roberto insinuará o refrão de sua rentável música, que é marcado pela frase: “Eu voltei para ficar”.

Roberto Carlos no comercial da Friboi - Foto: Divulgação
Roberto Carlos no comercial da Friboi – Foto: Divulgação

Mesmo sem valores divulgados, o maior frigorífico do setor de carne bovina do mundo, o brasileiro Friboi, vai por a mão no bolso pela parceria com o “Rei”. Nunca sai barato. Roberto se vende bem. A Nestlé Brasil já fez parceria com ele. Aliás, dizem que o atual contrato é semelhante. O “Rei” se faz arredio à publicidade, mas a explora há décadas. Um clube de fãs descobriu até uma propaganda de rádio da década de 1960 para a Shell. Durante o atual jogo de sedução, o pessoal do Friboi esteve presente no tradicional navio de apresentações do “Rei” nas duas primeiras noites da turnê.

No acordo com a Nestlé, também anunciado com estardalhaço e como inédito, Roberto Carlos cedia a música “Emoções” (1981) como trilha sonora para a campanha comemorativa dos 90 anos da companhia suíça no país. A ação englobou tanto a aparição da imagem do cantor nas propagandas da empresa quanto uma espécie de patrocínio da empresa à turnê nacional do cantor, que programava realizar 25 shows por todo o país. O rei viaja com sua orquestra, o que torna deus deslocamentos caros.

A história se repete. O Friboi fará ativações em shows do cantor e irá chancelar as apresentações realizados fora do Brasil. Roberto Carlos dividirá com o ator Tony Ramos – que protagoniza os anúncios da Friboi desde junho de 2013 – o título de embaixador da marca. Criada pela agência de propaganda Lew’Lara\TBWA a assinatura seguirá sendo: “Friboi. Carne confiável tem nome”.

* Republicado do blog da autora, Marili Ribeiro

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome