No curto intervalo de dois dias, duas emissoras nacionais de TV consagraram a música brasileira. Em comum, o reconhecimento da força dos músicos independentes na nova cena musical

O ano não terminou, mas já dá para falar que alguma coisa de bacana aconteceu com a música independente em 2012. Ela foi devida e merecidamente reconhecida por críticos e público. Em menos de 48 horas, as emissoras de TV Multishow e MTV realizaram cerimônias de premiação da produção nacional e o que se viu de comum entre elas foi a força de artistas fora do eixo. Não por acaso que Gaby Amarantos, artista do ano pela MTV, fez questão de agradecer ao Circuito Fora do Eixo, que a acolheu quando ela nem era artista com música em trilha de novela na Globo.

“Ex Mai Love” foi considerado melhor hit do ano pelo Multishow, “Treme” a melhor capa pela MTV, que também a considerou melhor artista feminino. Mas não foi só a inovadora Gaby que fez bonito nas premiações midiáticas. BNegão & Seletores de Frequência com “Sintoniza Lá” foi eleito, pelo júri da MTV, o melhor disco do ano. Mais independentes? Emicida, com seu “Dedo na Ferida”, e Wado, com a canção “Com a Ponta dos Dedos”, dividiram o prêmio de melhor música, também pela MTV.

O jurado do prêmio Multishow também flertou com o mundo indie, apontando nomes como Cícero (música compartilhada), Gang do Eletro (banda revelação) e O Terno (melhor clipe, com “66”). Para essas duas categorias, que também foram premiadas na MTV, os nomes eram os também fora do eixo Projota (revelação) e Racionais MCs (“Mil Faces De Um Homem Leal (Marighella)“). Dois outros destaques na MTV foram Vanguart (melhor banda) e Criolo (melhor artista masculino).

De um lado e de outro, MTV e Multishow não deixaram de reconhecer artistas consagrados, mas não menos populares, como Restart, NX Zero, Michel Teló, Ana Carolina, Paula Fernandes e Thiaguinho.

Veja as duas listas de premiados:

MTV
Artista do Ano – Gaby Amarantos
Melhor Disco – BNegão & Seletores De Frequência – Sintoniza Lá
Melhor Música – Wado – “Com A Ponta Dos Dedos” e Emicida – “Dedo Na Ferida”
Melhor Capa – Gaby Amarantos – Treme (arte: Greenvision/Gotazkaen)
Melhor Artista Masculino – Criolo
Melhor Artista Feminino – Gaby Amarantos
Melhor Banda – Vanguart
Revelação – Projota
Aposta – O Terno
Clipe do Ano – Racionais Mc’s – “Mil Faces De Um Homem Leal (Marighella)”
Hit do Ano – Menina Estranha – Restart

Multishow

Novo hit – Gaby Amarantos “Ex Mai Love”
Melhor música – Ana Carolina “Problemas”
Melhor cantor – Thiaguinho
Melhor grupo – NX Zero
Artista revelação – Gang do Eletro
Melhor clipe (júri especializado) – O Terno “66”
Música Chiclete – Michel Teló
Experimente – Banda Tereza
Melhor show – Paula Fernandes
Música Compartilhada e Versão do Ano – Cícero

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome