Por que muitos de nós parecemos gostar mais de Tonico & Tinoco agora que estão mortos do que gostávamos deles e de suas músicas “caipiras” quando ainda viviam?
Tonico já havia morrido, em 1994. Agora morreu Tinoco.
Hoje todo mundo está triste, com saudades de Tinoco, e de Tonico.
Enquanto isso, você aí, carpindo os mortos, e fazendo exigência.
Nunca vimos fazer tanta exigência, Luan Santana, nem fazer o que você nos faz.
Você não sabe o que é consciência, Paula Fernandes, não vê que somos pobres rapazes.
Que hoje, 4 de maio de 2012, amamos Tonico & Tinoco com a mesma paixão com que detestamos João Lucas & Marcelo,Victor & Leo, Joelma & Chimbinha, esse pessoal todo que, sabe?, deturpa os valores da nossa terra.
Nascemos e/ou moramos no estado de São Paulo, até nos vestimos como (indies e/ou) sertanejos, mas na maior parte do tempo nos envergonhamos de ser “caipiras” como eram os interioranos paulistas Tonico e Tinoco. Não importa: hoje é dia (de rock e) de chorar.
E você?
Você só pensa em luxo e riqueza, Michel Teló. Tudo que você vê você quer, Gusttavo Lima.
Ai, meu Deus, que saudade do Tinoco. Aquilo sim é que era sertanejo.
Às vezes Tinoco passava fome à nossa frente, e achava bonito não ter o que comer.
Quando vivo, não pudemos fazer nada por ele, agora nos resta carpi-lo. É mais uma incelença que entrou no paraíso pelos portais do quintal dos fundos.
Quando Tinoco nos via contrariados, dizia ao Roberto Carlos: “Meu filho, o que se há de fazer?”.
Tonico era resignado, sabia seu lugar, não tentava ser caubói do asfalto, não ia para a faculdade, não deixava as lavouras de tomate onde Leandro & Leonardo viveram, não fazia forró universitário, não misturava pop caipira com sonoridades eletrônicas.
Tonico não tinha a menor vaidade. Tonico é que era caipira de verdade.
Ai, que saudades de Tonico & Tinoco.
E fim.
P.S.: Este texto, evidentemente, contém ironia. O dulcíssimo samba amineirado “Ai, Que Saudades da Amélia” (1942), de Ataulfo Alves e Mário Lago, cai como luva à voz mansíssima de Roberto Carlos, como o então rei do iê-iê-iê comprovou em gravação de 1967. Mas quantas toneladas de crueldade podem morar protegidas atrás de pretensas doçura e mansidão?
Este texto pretende prantear Tinoco e a genial música caipira que ele produziu no passado – mas sem querer ofender, agredir ou espezinhar o presente.
Se um desses meninos de hoje, Michel, Luan, Paula, Gusttavo, João Lucas etc. e tal, morrer no futuro, velhinho, aos 92, choraremos sua perda com as mesmas lágrimas de crocodilo (ou reais) com que pranteamos, depois de muitas borrascas, os sumiços de Tinoco, e Tonico, e Xavantinho, e João Paulo, e, e, e, &…
Mas será que, quando pensamos homenagear tonicos & tinocos com profecias pretéritas do tipo “a música sertaneja de hoje não presta”, não estamos festejando intimamente a submissão com que viveram – com que viveram e vivem não só tonicos e tinocos, mas ataulfos, e amélias, e mulheres, e negros, e índios e homossexuais, e, e, e, &…?
Esse chavão “a música de hoje não presta” não seria mais uma das inúmeras variáveis de frases mantenedoras do status-quo reacionário como “não sou racista, tenho até um tio-avô marrom-bombom”, e “a mocinha foi estuprada porque estava de minissaia”, e “não sou contra homossexuais, mas não gosto dos heterofóbicos”, e “funk carioca é tudo lixo”, e “brasileiro é um povinho subdesenvolvido mesmo”, e, e, e, &…?
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Músicas consideradas “lixo” sempre existiram e a atualmente falida indústria fonográfica ganhou muito dinheiro com elas.Quando a música sertaneja começou efetivamente a ter espaço na mídia global lá pelos idos de 1986 surgiram novos nomes do referido estilo com uma nova forma de compor.Meu falecido pai dizia que não era sertaneja e não era brega; era reginaldorossiano, ou seja era uma vertente contemporânea do bolero. Cresci ouvindo Pena Branca e Xavantinho, Tonico & Tinoco, Tião Carreiro & Pardinho. E da plêiade de artistas sertanejos da época eu gostava mesmo e continuo gostando são das modas de viola. Existia nesse meio uns trabalhos que eu admirava.E torcia o nariz para outros trabalhos que eu achava outs.Tive forte influência do meu pai em parte do gosto musical pois ouvia Glenn Miller, Ray Conniff, Paul Mauriat, Sérgio Mendes, Stan Kenton; mas sinceramente falando achava no geral a música sertaneja uma coisa de povo subdesenvolvido cultural e economicamente. Dai ouvindo o que rola hoje acabo achando que o ontem era melhor, coisa que à época eu achava ruim.Então chego à seguinte conclusão: Tem alguma coisa errada com meu jeito de escutar.
Ouvir tonico e tinoco só faz sentido pra quem é folclorista,e ouvir os neo-sertanojo,só faz sentido pra quem quer sujar o ouvido,e só e ponto e fim.
Nossa, Ademar, quanto preconceito definitivists. Tô fora.
É engraçado que as pessoa ganham rios de dinheiro,produzindo lixo cultural,e eu,um simples homosexual e bóia fria,levo nome de preconceituoso.então tá.
Pedro,vc escreve muito bem,adoro seu estilo,humor,inteligência,citações,referências,analogias e etc,mas concordar contigo é coisa que eu não faço.Eu vivo numa região,onde só se ouve música sertaneja,até nas igrejas.Eu tenho trauma,eu me sinto num curral,socorro.