O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, deixou nesta quarta-feira, 1, o cargo público para concorrer ao posto de governador do Distrito Federal (DF) pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Grass já foi candidato ao governo do DF pelo Partido Verde em 2022. Em maio de 2024, o TSE derrubou uma condenação que o tornava inelegível, o que pavimentou seu caminho para a atual candidatura.

Grass postula uma posição que está no centro de um escândalo no momento. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi quem autorizou a compra do Banco Master, liquidado pelo Banco Central, pelo banco estatal do Distrito Federal, o BRB, além de autorizar negócios vultosos entre as duas instituições financeiras. Agora, o BRB está tendo que levantar liquidez em seu próprio patrimônio para cobrir rombos bilionários nas contas do banco. No último sábado, Ibaneis deixou o cargo de governador para se candidatar ao Senado. A vice-governadora, Celina Leão, assumiu. Ibaneis sustenta que o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, nomeado por ele, saberá explicar a situação do banco – Costa alega que prestava contas cotidianamente ao governador, que autorizou operações hoje consideradas nocivas ao interesse dos correntistas. O BRB, inclusive, tentou comprar o Banco Master quando já estava notoriamente insolvente.

Leandro Grass defende que o BRB seja salvo por intervenção do governo federal. Seu último ato como presidente do patrimônio histórico foi a entrega de obras de restauração da Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta manhã de quarta-feira, 1, ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes. “Me despeço agradecida pelo trabalho primoroso deste companheiro durante os 3 anos”, disse Margareth. A ministra não informou, na postagem, quem assumirá o Iphan. Havia uma expectativa de que a própria ministra fosse candidata na Bahia, mas ela seguirá no cargo.

Leniente com os golpistas do 8 de janeiro, motivo pelo qual foi afastado do cargo pelo STF, Ibaneis sai deixando uma caixa-preta no governo do Distrito Federal. Preso, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro já declarou publicamente que uma das autoridades públicas com as quais mantinha encontros de negócios era Ibaneis. O próximo governo não vai ter problemas só com o Banco Master, mas com diversos outros aspectos da gestão – na cultura, houve episódios de censura e intolerância no governo de Rocha.

Precisamos de um quilo de farinha pra fazer FAROFAFÁ!

Mascote FAROFAFÁ Somos o único veículo crítico e progressista dedicado exclusivamente ao jornalismo cultural, nas suas mais variadas frentes: livros, filmes, música, artes, teatro etc. Se você chegou até aqui é porque está do nosso lado. Ajude FAROFAFÁ a fortalecer o debate e a cultura brasileira.

Diferente dos grandes veículos, não somos donos bilionários e não corremos atrás de cliques a qualquer custo. Isso significa duas coisas:

1. Farofafá trata do que importa para a cultura brasileira — do teatro de grupo às periferias musicais, da literatura marginal às artes visuais — sem precisar agradar patrocinadores.

2. Praticamos jornalismo de fôlego. Críticas, reportagens e ensaios nascem de quem foi ao teatro, ouviu a música, leu o livro, viu a exposição. E tudo o que publicamos é gratuito para qualquer leitor — e queremos que continue assim.

Você pode ajudar a deixar Farofafá mais forte e vibrante! Escolha sua forma de contribuir e vamos farofafar juntos!

Escolha como apoiar

Saiba mais em farofafa.com.br/apoie

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome