
Um dos mais renomados violonistas brasileiros em atividade, Paulo Bellinati (violões de aço e nylon) se junta aos colegas de ofício, instrumento e renome Swami Jr. (violão sete cordas) e Daniel Murray (violão de nylon) para reverenciar o violonista e compositor Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), no ano em que se completam 70 anos de seu falecimento.
Paulo Bellinati Trio toca Garoto (Borandá, 2025) é o título do álbum que chega nesta sexta-feira (11) às plataformas de streaming (faça aqui o pré-save). Além do repertório, a formação homenageia o trio de violões formado por Garoto, Aymoré e Petit, na década de 1930.

Mais lembrado como autor de “Gente humilde” – com que Garoto se tornaria postumamente parceiro de Chico Buarque e Vinícius de Moraes (1913-1980) –, Paulo Bellinati Trio toca Garoto demonstra sua grandeza, versatilidade, modernidade e atualidade.
Um trunfo do repertório é “Nisso, pelaram a horta!!!”, que finalmente ganha seu primeiro registro. A arte da capa, de Mauro Aguiar sobre ilustração de Cínthia Camargo, remete a um caderno manuscrito de partituras de Garoto, que a filha do compositor deu de presente a Bellinati há 20 anos – onde ele encontrou a música inédita.
Paulo Bellinati já havia se debruçado sobre o repertório do homenageado em Garoto (Discos Marcus Pereira, 1984; Selo Sesc, 2019) e The Guitar Works of Garoto (GSP Recordings, 1991). O álbum do Paulo Bellinati Trio se junta a Valsas de Garoto (Selo Sesc, 2024), que uniu o violonista André Siqueira e o acordeonista Toninho Ferragutti, e ao recém-lançado Lembrando Garoto (Biscoito Fino, 2025), que reúne o pianista Cristóvão Bastos, o violonista Romero Lubambo e o saxofonista e flautista Mauro Senise.
Num país cuja memória não é o forte, mais que merecidas e bem-vindas, as homenagens são necessárias.
*
Confira o repertório completo:
“Sempre perto de você” (Garoto)
“Duas contas” (Garoto e Laurindo de Almeida)
“Lamentos do morro” (Garoto)
“Gente humilde” (Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes)
“Nisso, pelaram a horta!!!” (Garoto)
“Luar de areal” (Garoto)
“Um rosto de mulher” (Garoto)
“Sinal dos tempos” (Garoto)
“Tristezas de um violão” (Garoto)
“Naqueles velhos tempos” (Garoto)
“São Paulo quatrocentão” (Garoto e Chiquinho do Acordeom)
“Quanto dóe a saudade” (Garoto)