Site da Lei Rouanet sofre ataque de hackers e é suspenso

0
32

O Ministério da Cultura decidiu retirar do ar a plataforma Salic (que recepciona projetos candidatos ao incentivo fiscal pela via da Lei Rouanet) até que seus técnicos sejam capazes de assegurar seu funcionamento integral. O prazo final para apresentação de propostas era no dia 31, havia sido postergado em 24 horas devido os problemas e um novo prazo para inserção das propostas será divulgado pelo governo. O MinC atribuiu os problemas a um ataque coordenado de hackers, que sobrecarregaram o sistema com propostas fake.

Durante toda a semana, a ferramenta abrigou o caos: os projetos sumiam de repente, e quando retornavam não davam a possibilidade de inserir informações. A maior parte do tempo, a página ficava congelada com formatação de erro. Por conta disso, muitos projetos podem ter sido enviados sem a devida acuidade, dada o prazo exíguo que havia para que se enviassem as propostas.

O MinC divulgou o seguinte comunicado sobre o caso:

NOTA OFICIAL

O Ministério da Cultura (MinC) informa que foram identificadas, desde terça-feira (29), tentativas de ataque hacker ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), plataforma responsável por receber os projetos que desejam captar recursos via Lei Rouanet. Novas tentativas continuam ocorrendo nos últimos três dias. No entanto, a segurança e a integridade do Sistema foram garantidas graças aos esforços da atual gestão que investiu na modernização e melhorias tecnológicas da plataforma.

Esse ataque foi responsável pelo aumento do volume de acessos ao Salic, que chegou a 18 mil acessos simultâneos, o que ocasionou instabilidade e lentidão na plataforma, prejudicando os proponentes que de fato queriam apresentar novas propostas.

O prazo final para o envio das propostas terminaria em 31 de outubro de 2024 e, desde o dia 29, a quantidade de acessos tem batido recordes. Porém, esses números não condizem com o perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos.

O Ministério da Cultura decidiu retirar a plataforma do ar até assegurar seu funcionamento integral. Assim que a navegação segura e estável for reestabelecida, um novo prazo para inserção das propostas será divulgado pela Pasta.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome