Seu Jorge é primeiro Embaixador Brasileiro da Cultura

0
335
A ministra Margareth Menezes condecora Seu Jorge Foto: Filipe Araújo/DIVULGAÇÃO

No mesmo dia em que instituiu o título de Embaixador Brasileiro da Cultura, na noite desta segunda-feira, 27, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, já diplomou o primeiro artista com a nova distinção. O cantor, ator e compositor carioca Seu Jorge foi nomeado durante o evento Diálogos Culturais: África Brasil Caribe Diáspora, no CCBB, em Brasília. No próximo dia 14 de dezembro, Seu Jorge se apresentará no Bourbon Street Music Club, em São Paulo, como convidado especial da celebração de 30 anos da famosa casa de música de Moema (sua primeira apresentação no local).

Tem algum simbolismo contido na nomeação de Seu Jorge. Ele interpretou o guerrilheiro Carlos Marighella no filme Marighella, de Wagner Moura, uma produção que foi amplamente combatida pela guerra cultural do bolsonarismo durante suas filmagens e também depois delas, com boicote explícito da Agência Nacional de Cinema bolsonarista para evitar que o filme conseguisse estrear em circuito nacional. A Ancine segue dirigida pelo mesmo bureau que moveu ações de retaliação política contra artistas como Lázaro Ramos, Petra Costa, Barbara Paz e Cacá Diegues.

O evento do CCBB foi realizado com o propósito de promover o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil, África, Caribe e países da Diáspora, estimulando o diálogo intercultural, a cooperação, a coprodução, o intercâmbio e a colaboração, além da inserção das culturas afro-brasileiras no circuito internacional das artes e da cultura. “Ó paz infinita, poder fazer elos de ligação numa história fragmentada. África e América e novamente Europa e África. Angola. Jagas. E os povos do Benin de onde veio minha mãe. Eu sou atlântica”, declamou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reproduzindo trecho de Eu sou atlântica, texto da escritora Beatriz Nascimento. “O sonho de ser recebida como embaixadora, como sou recebida aqui, de colaborar com um país como o Brasil, é poderoso”, discursou Tonika Thompson, embaixadora de Barbados.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome