Acredita-se que o nome Camburi signifique, na língua Tupi, “o rio que muda” ou “o rio do robalo”. É com esse nome que foi batizada uma das praias mais bacanas do Litoral Norte de São Paulo, a 167 km da capital.

A praia de um lado, o sertão do outro: do outro lado da rodovia, no coração da Mata Atlântica, no ritmo do Rio das Pedras, a vida experimenta uma mudança aparentemente invisível. Entre as miragens de água e selva, percebe-se uma infinidade de ateliês de artistas, exilados do caos urbano, grupos de cicloativistas, amantes da meditação e adeptos da vida na natureza. E, agora, haverá também um ponto de encontro e exibição da produção artística local: o Portal das Artes do Sertão, que realiza sua primeira edição no sábado, dia 17, com uma feira aberta de fotografia, artes, gastronomia, roupas, antiguidades, produtos e poesia & música do sertão de Cambury.

O Portal das Artes do Sertão de Cambury reúne a produção de artistas, artesãos e chefs que vivem ali nas margens da sinfonia das águas e será realizado durante todo o sábado, das 8 horas às 17 horas, na Rua Tipiti, 61 (Ponto final do ônibus pro Sertão de Cambury, esquina com a Estrada do Rio das Pedras). A organização do evento, que tem tudo para entrar na agenda cultural do município de São Sebastião, é de Juvenal Pereira e Manuel Teixeira.

Quem estiver na praia no final de semana do dia 17 não pode deixar de dar uma passadinha no Portal das Artes. É a ocasião para encontrar e reencontrar a resistência criativa – os leitores ficarão encantados com a quantidade de artistas conhecidos que têm seu refúgio na região. “O Sertão de Cambury foi povoado ao longo dos últimos 60 anos. Os antigos moradores formaram a comunidade a partir da beira da praia. No início, anos 1960, o acesso era por mar ou por trilhas. Os que moravam pra dentro, eram do sertão. A maioria deles e delas era de pescadores, agricultores, extrativistas e artesãos. Construíam suas canoas, remos, casas, móveis, artesanatos e objetos utilitários com o material que a Mata Atlântica oferecia”, conta Juvenal Pereira. “Na atualidade, o Sertão de Cambury tem muitos artistas, músicos, intelectuais, caiçaras, indígenas e afrodescendentes que criam artefatos de grande qualidade”, prossegue o artista. “A iniciativa de fazermos a primeira feira do Portal das Artes do Sertão é para incentivarmos nossos vizinhos a mostrar e comercializar o que produzem e, com isso, criarmos um espaço de relacionamento social”.

Caso haja alguma dificuldade de localização do Portal das Artes, peçam o mapa por WhatsApp:

(11) 91334-1331

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome