Jorge Ben Jor e Gilberto Gil

Em tempo de garrote na liberdade de expressão e perseguição religiosa, o álbum Obàtálá – Uma Homenagem à Mãe Carmen é pura resistência e garra. Concebido e liderado pelo Grupo Ofá, de música afro-sacra brasileira, Obàtálá é dirigido por Flora Gil, esposa e empresária de Gilberto Gil. O cantor baiano participa de quatro das 17 faixas devotadas aos orixás do candomblé, ao Terreiro do Gantois e a Mãe Carmen, sua atual yalorixá (e filha da mitológica Mãe Menininha).

O elenco estelar é amplamente baiano, com exceções como as dos cariocas Jorge Ben JorZeca Pagodinho Marisa Monte e da maranhense Alcione, que solta o vozeirão para Oxóssi. 44 anos depois do histórico álbum Ogum Xangô, Jorge se reúne a Gil pela segunda vez neste ano (a primeira foi no disco Giro, de Roberta Sá), em curtíssimo canto para Oxalá. Também com Gil, Marisa canta para Oxum. Zeca, lado a lado com o baiano Nelson Rufino, encerra o disco homenageando “A Força do Gantois”.

Alcione e Mãe Carmen

O elenco baiano é extenso. Ivete Sangalo Mateus Aleluia se unem, em estado de graça, em honra a Oxagiayan, sob sampler antigo d’Os Tincoãs, o trio afro-sacro de origem do divino intérprete de Cachoeira.

Mateus Aleluia reaparece sozinho e soberano no canto em homenagem a Mãe Carmen, sob forte percussão do Ofá, outro dos trunfos de ObàtáláLazzo Matumbi canta para Oxagiayan; Daniela Mercury, para Nla; Carlinhos Brown, para Oxalá; Márcia Short Margareth Menezes, para Oduduwa. Gal Costa, por fim, volta aos tempos da “Oração de Mãe Menininha” (1973) de Dorival Caymmi e se une a Gil, para também louvar mãe Carmen em pessoa.

O disco inclui poucos versos em português, especificamente em algumas narrações, em “A Força do Gantois” e nos dois cantos para Mãe Carmen. Na quase totalidade, é cantado em yorubá, em respeito à ancestralidade e à diversidade que o obscurantismo no poder se esforça por apagar. No encarte da edição física, todos os versos em yorubá aparecem traduzidos ao português. Só não entenderá quem não quiser.

Obàtálá – Uma Homenagem a Mãe Carmen. Do Grupo Ofá. Participações especiais de Félix Ayoh Omidere, Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Márcia Short, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Mateus Aleluia, Marisa Monte, Daniela Mercury, Luciana Baraúna, Mãe Carmen, Alcione, Yomar Asogbá, Jorge Ben Jor, Gal Costa, Nelson Rufino e Zeca Pagodinho. Gege/Deck.