Violeta, o teatro de bonecos

0
872

A bonequeira Daiane Baumgartner já se apresentou em vários países, incluindo a França, durante o 20º Festival Mondial des Theatres de Marionettes. Na performance de Naïfs, um espetáculo de 2018, a boneca hiper-realista Violeta já estava presente. Mas a inspiração dessa personagem nasceu muito tempo antes, a partir das memórias da avó materna e da mãe de Daiane. Agora, virou o teatro de bonecos online Violeta, mais um fruto da Lei Aldir Blanc, com apresentações pelo YouTube.

Daiane dá vida a uma senhora de 84 anos que trabalhou na lavoura, casou adolescente, cuidou dos filhos e depois da morte do marido decide morar com a filha. É numa estação de trem que Violeta encontra o músico Antônio Bento, performado pelo multi-instrumentista João Sobral. É hora de relembrar o passado. A bonequeira assina a direção com Mônica Estela e Priscila Krugner.

A diretora Daiane afirma que, nessa transição do teatro de bonecos para o ambiente digital, há ganhos na performance: “Como eu manipulo a Violeta, nas apresentações presenciais o público sempre me vê. Mas na construção dessas cenas virtuais, eu consigo deixar apenas a boneca aparecendo. Dessa forma, posso trabalhar melhor o olhar e o gestual dela, com movimentos mais minimalistas”.

Violeta. No YouTube (@DaianeBaumgartner), quintas a sábados, às 19 horas, até 27 de março.

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome