Um perfil falso da Agência Nacional de Cinema (Ancine) no Instagram está deixando o mundo audiovisual espantado. O perfil (imagem no destaque) foi criado há três semanas e posta reproduções de cartazes de filmes financiados pela Ancine, marcando principalmente os atores dos filmes nas postagens. Não há uma ordem lógica nas postagens, nem uma conexão com eventuais datas, efemérides ou festivais para justificar as publicações. Eventualmente, o fake se vale de outro perfil análogo, @fundosetorialdoaudiovisual, igualmente fake, para replicar os mesmos cartazes.

Contatada por uma produtora por email, a Ancine informou que os perfis não são da agência, que postaria uma nota a respeito e pediria ao Instagram que eliminasse os perfis irregulares. Mas até agora não mexeu uma palha. @agencianacionaldocinema tem 1.429 seguidores e 137 publicações. Segue 981 pessoas.

A atividade dos fakes até agora não configura exatamente um ataque à comunidade audiovisual ou à imagem da Ancine – até porque não precisa, a própria agência vive um período de auto-sabotagem. Mas chama a atenção algumas “barbeiragens” dos  operadores do perfil. Por exemplo: no filme O Céu de Suely, escrito por Karim Aïnouz, Felipe Bragança e Maurício Zacharias, marcaram o nome do ator Filipe Bragança, célebre pela novela Chiquititas.

As postagens citam geralmente os atores, mas não os perfis das produtoras, o que demonstra que não dispõem de muitas informações sobre as produções. Mas, num ambiente que já é de total desconfiança em relação aos atos oficiais de um ente público, cria ainda mais ruído de comunicação.

ATUALIZAÇÃO ÀS 20H40: Após a publicação desta reportagem em Farofafá, a Ancine publicou a seguinte nota:

 

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

  1. É tudo FAKE!

    O Perfil do Instagram é Fake,
    O presidente da agência é Fake com mandato expirado,
    Os Diretores são fakes com mandato ilegal, O financiamento do FSA é Fake que cria burocracias para não liberar recursos.

    Sobra o que, minha gente?

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome