Entre o disco anterior Tudo (2014) e o novo Agora, Bebel Gilberto perdeu a mãe, a cantora Miúcha, e o pai, o cantor João Gilberto. Hoje com 54 anos, ela também voltou a morar no Rio de Janeiro natal, depois de três décadas em Nova York. São elementos importantes para compreender Agora, um disco especialmente soturno em que Bebel canta mais em português que em inglês.
“Agora” (2020), de Bebel Gilberto
Exemplo da atmosfera nebulosa é “O Que Não Foi Dito”, dedicada a João (antes de ele morrer), mas que poderia ser cantada também para Miúcha. “Na outra metade da vida/ você soube e fez tudo/ mas nesta metade/ vou ter que tentar te ensinar/ o que não foi dito/ já estava escrito”, diz a canção. Também nubladas, por vezes tristes, são “Tão Bom”, “Cliché”, “Essence” e “Teletransportador”. Mais alegres são o sambinha ao pé do ouvido “Agora”, a eletrônica “Na Cara” (“por que não fala na cara/ por que não diz o que pensa?/ se nunca pensa o que fala/ pra que viver de mentira?”), com Mart’nália, ou a feiticeira “Deixa”. “Bolero”, em espanhol, fica num meio termo inventivo.
Precisamos de um quilo de farinha pra fazer FAROFAFÁ!
Somos o único veículo crítico e progressista dedicado exclusivamente ao jornalismo cultural, nas suas mais variadas frentes: livros, filmes, música, artes, teatro etc. Se você chegou até aqui é porque está do nosso lado. Ajude FAROFAFÁ a fortalecer o debate e a cultura brasileira.
Diferente dos grandes veículos, não somos donos bilionários e não corremos atrás de cliques a qualquer custo. Isso significa duas coisas:
1. Cobrimos o que importa para a cultura brasileira — do teatro de grupo às periferias musicais, da literatura marginal às artes visuais — sem precisar agradar patrocinadores nem seguir agendas externas.
2. Praticamos o jornalismo de fôlego. Críticas, reportagens e ensaios nascem de quem foi ao teatro, ouviu o disco, leu o livro, viu a exposição. E tudo o que publicamos é gratuito para qualquer leitor — e queremos que continue assim.
Se nosso trabalho faz diferença na sua relação com a cultura, considere se juntar a quem mantém esse projeto vivo. Qualquer valor conta.
A resenha poderia ser um pouquinho maior,rs.