Sesc 24 de Maio
Governo Bolsonaro perde na Câmara e Sesc e Senac não vão mais perder recursos

O ministro Paulo Guedes sofreu uma nova derrota hoje na Câmara dos Deputados, em seu intento de sufocar o Sistema S. Na aprovação da Medida Provisória 907/2019 (a chamada MP da Embratur), foi aprovado um destaque do PCdoB que impede a transferência de recursos do Sesc e do Senac para o orçamento da Agência Brasileira de Turismo (que substitui a Embratur).  A transferência retiraria do sistema cerca de R$ 325 milhões e afetaria ainda mais o atendimento de excelência que é hoje realizado nessas instituições. A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB AC) foi quem apresentou a emenda, aprovada por 232 votos contra 222.

Foi suprimido o artigo 31 da MP, que transferia 4% dos recursos hoje destinados ao Sesc e ao Senac para a Agência Embratur. Se fosse bem-sucedida, a dupla Guedes-Bolsonaro conseguiria o fechamento de 245 escolas e a demissão de 10 mil trabalhadores do Sesc e do Senac, segundo estimativa da oposição. Em vez de combater o desemprego, o dispositivo contribuía para aumentá-lo numa área especialmente importante. “Não é aceitável a dilapidação do Sistema S”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB RJ). “Ambas as entidades prestam relevantes serviços à população”. A MP reformula a Embratur, transformando-a numa agência de serviço social autônomo.

O relator da MP, Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), tinha proposto o uso de recursos do Sesc e do Senac em vez de recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com a mudança, uma das principais fontes de verba para a agência Embratur será o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que passará a ser abastecido com o adicional da tarifa de embarque internacional, atualmente direcionada ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

A MP também previa cobrança de direitos autorais pela execução de obras literárias, artísticas ou científicas, mas o deputado Newton Cardoso Jr decidiu deixar o tema para a Medida Provisória 948/20, que trata do cancelamento e renegociação de reservas e eventos no setor de turismo.

 

 

 

PUBLICIDADE

39 COMENTÁRIOS

  1. Nossa graças a Deus continua como está, meu filho participa do programa do Sesc desde o seis (6) anos e sempre foi excelentemente atendido, nesse ano ele fará onze (11) anos e não vive sem as atividades do Sesc..AMO o Sesc é ótimo em todos os aspectos.

  2. Tenho 68 anos a quase 10 anos prático hidroginástica no Sesc Pompeia tenho mobilidade reduzida problemas no joelho pra mim tem sido maravilhoso agradeço ao Sesc de todo coração amo Sesc Pompeia

  3. Torcer contra esse desgoverno, é justamente torcer a favor do que é pelo menos razoável.
    Torcer a favor de Bolsonaro, é apoiar a matança de índios, é apoiar veneno na nossa comida, é concordar que uma pessoa que pensa diferente deve morrer de câncer ou ser metralhada. É apoiar a tortura e exaltar torturador. Essa gente se diz “do bem”.

  4. A tônica do governo é essa: favorecer um pequeno grupo de privilegiados em detrimento da grande maioria. É o que tem feito ao engordar mais ainda os bancos, com incentivos ao crédito que não chegam ao trabalhador. O sistema S é uma das melhores instituições desse país. Reconhecida internacionalmente. Um exemplo para governos e sociedade. Vitória mais que merecida!

  5. O Sesc e Senac são instituições formadoras de profissionais, além de proporcionar a todos, independente da classe social de trabalhador um condição digna de lazer e profissionalização. O que vemos é um governo que não faz o mínimo de esforço para igualar as condições de vida da população. Será eles não sabem, que se todos tivermos as mesmas oportunidades de crescimento, teremos um país mais forte economicamente??? Parece ilusão ou utopia só no Brasil isso?

  6. Bom dia. Sim o Sistema S tem seu valor. O que precisa ser verificado o fechamento em Minas Gerais de muitas unidades. Muito sério. Se é para o povo porque fechar tantas unidades. Já que em algumas cidade Sesc era tudo de bom para o povo. E agora?

  7. Graças a Deus as atividades do Sesc pra mim é tudo Já fazem parte da minha vida a 15 anos faço atividades físicas pelo Sesc tenho participado de jogos q influencia a memória não sei o q seria de mim se isso acabar tenho 60 anos

  8. A Marcia está certa. Cadê? eles fazem isso?!…… as empresas de sistema S são uma das melhores empresas de qualificação profissional técnico que existe no Brasil, nada justo o que iriam fazer. Fora as oportunidades que o sistema s oferecem em cursos técnicos gratuito. 👏👏👏👏

  9. Bom dia.
    Sistema S realmente tem seu valor.
    Mas em Minas Gerais muitas cidades do interior por motivos de financeiros suas Unidades foram fechadas. O povo onde fica? Quando retiram deles uns dos poucos lugares e meios de manterem a saúde, esporte, lazer, educação e cultura na vidas dessas comunidades. Muito triste. Minas mais uma vez deixa de ser um estado com um potencial de desenvolvimento a margem do retrocesso em todos os sentidos. Uma estado maravilhoso mas que não sai em busca de um desenvolvimento.
    Atenciosamente,
    Natalia

  10. Li em um dos comentários que existe desvio de recursos dentro da entidade. Que a justiça seja feita. Investigação, comprovação, julgamento e cabendo punição seja dada. O que não dá é pra desfazer o que está certo e beneficia um número enorme de cidadãos que na essência são os contribuintes de fato. “Não cortamos a cabeça ao termos uma dor de cabeça”….. É excelente e tem de continuar.

  11. Parabéns aos envolvidos e colaboradores… Só espero que quando a consequência do ato nos alcançar vocês tenham a capacidade moral de admitir que contribuíram para tal. Ingenuidade minha em acreditar que brasileiro tem capacidade moral.

  12. Logo agora, que o SESC e o Senac está ajudando, mais do que, os governos estsduais e federal, querem usurpar verbas dessas entidades! Penso, que nesse momento, deveriam era aumentar os recursos!!!

  13. Meu nome é Helena, tenho 68 anos. Faço yoga ,participo de outras atividades como circuito de corridas, Viajo etc. Ai da minha vida sem o Sesc. Amooo! Deus é mais.

  14. Senac, possui um ótimo trabalho, o único problema que vejo é que deveria ser melhor fiscalizado, trabalhei mais de 20 anos na instituição e vi muita coisa boa mas muitas coisas ruins. Desvio de dinheiro, processos seletivos fraudados para beneficiar funcionários internos, festa do material didático, cara formado em sociologia escrevendo livros de HTML pela.editora Senac, carteirada em funcionário, mulher de pistolão sem competência virando gerente, almoços suntuosos para queimar verba, super faturamento de equipamento, funcionário aproveitando das instalações para benefício próprio sem receber nenhuma retaliação, mulher sem competência nenhuma sendo gerente pois é boa em outros atributos né LORINHA. Olha fui executivo e não gostei do que vi.

    • Esse é o tipo de denúncia que precisa ser apurada. A briga atual é política, não se iludam. O Sesc mineiro retaliou fechando varias pousadas (Juiz de Fora, Contagem, Grussai e outras). O argumento financeiro só engana quem não souber ler os relatórios contábeis.

  15. O SENAC e o SESC são essenciais para o povo brasileiro. Duas entidades que efetivamente contribuem para a melhoria desse país. O Bolsonaro e sua trupe de loucos e ladrões deveriam ser presos pela perturbação que causam ao Brasil. Impeachment já!!!

  16. Aeducaçao de uma população é o melhor caminho para o crescimento de um país e temos dezenas de países que acreditaram nisso e fizeram sua transformação em pouco mais de uma década. É só os governos fazerem sua parte. O grande potencial de nosso país são nossos jovens. Vamos alinhar o discurso à prática e investir em mais escolas de qualidade.

  17. Trabalhei por 10 anos no sesc bertioga sem duvida um dos melhores empregos de minha vida aprendi muito e corrego comigo até hoje.

  18. Sim e não. Acompanho o trabalho do Sesc. Desde que o atual governo, via Guedes, demonstrou interesse nas verbas do Sistema S, o que vem fazendo a direção do Sesc? Respondo: fechando de forma sistemática várias pousadas e centros de atendimento pelo Brasil afora. O Sesc Pousada Juiz de Fora-MG, tradicionalíssimo, está fechado. O Sesc de Grussaí-RJ vem sendo dilapidado. O de Santos Dummont-MG foi fechado. O de Contagem-MG, idem. Existem outros na lista. Nenhuma das desculpas apresentadas pela direção do Sesc convencem. Baixa ocupação? Como, se é praticamente impossível obter vaga nos feriados? É importante que os parlamentares estejam atentos ao dia-a-dia do Sistema S, notório pelos “segredos administrativos” e apadrinhamento de altos dirigentes.

    • Não podemos esquecer do SENAR que tem feito um trabalho maravilhoso na área Rural. Ajudando o Produtor a se capacitar para diversificar na sua propriedade e gerar alimentos para o povo Brasileiro. Obrigada pela decisão!

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome