Com ingressos esgotados, encerra-se neste final de semana o festival Rock in Rio, um dos maiores eventos de música pop do mundo, no Parque Olímpico no Rio de Janeiro. Desde 1985, quando houve a primeira edição, o Rock in Rio colocou mais de 2 mil artistas em seus palcos e teve cerca de 10 milhões de pessoas nas plateias. Também se expandiu para outros países, como Portugal (já é realizado em Lisboa há 15 anos), Estados Unidos e Espanha.
As atrações da edição 2019 têm como destaque o rapper canadense Drake, um dos maiores entertainers da atualidade, declaramente influenciado pela house da África do Sul e pela Tropicália brasileira. Chegou a ter um bochincho que Drake teria cancelado, mas ele postou um vídeo no Twitter hoje, quarta-feira, ao lado do seu avião, pouco antes de embarcar para o Rio de Janeiro.
Drake is on his way to Rio De Janeiro, Brazil for #RockinRio2019. pic.twitter.com/skHCy5cMSo
— Word On Road (@WordOnRd) September 25, 2019
Além de Drake, atrações amplamente conhecidas, como os grupos Foo Fighters e Red Hot Chili Peppers, dos anos 1990, os pesados Sepultura e Iron Maiden, o pop de Imagine Dragons e Muse, as cantoras Pink e Ivete Sangalo (recordista de apresentações no festival, com 15 shows), o balanço histórico do Chic de Nile Rodgers são outros nomes de peso.
A abertura será nesta sexta, dia 27 de setembro, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Palco Mundo. Regida pelo maestro Silvio Viegas, convidado pelo Rock in Rio para reger a OSB, a orquestra será composta por um total de 68 músicos que tocarão um repertório (arranjo dos maestros Eduardo Souto Neto e Nelson Ayres) intitulado “Suite do Rock”, com solos de instrumentistas e depois com toda a orquestra. No total, são 25 canções: You’ve got a friend (James Taylor), no trompete; Every breath you take (The Police), no saxofone; Love of my life (Queen), ícone da primeira edição do festival, em um solo de oboé. Ainda do Queen e desta vez com toda a Orquestra Sinfônica Brasileira, Bohemian Rhapsody. Entram também no show, Help (Beatles), Satisfaction (Rolling Stones), Loosing my religion (R.E.M), Sweet child of mine (Guns N’ Roses), Viva la vida (Cold Play), Fear of the dark (Iron Maiden), Pro Dia Nascer Feliz (Cazuza e Frejat), Será (Legião Urbana), Tempos Modernos (Lulu Santos) e Pintura Íntima (Kid Abelha), entre outras.
Uma novidade do festival esse ano é o palco Supernova, que pretende apresentar um garimpo das bandas e artistas que têm se destacado pelo País mais recentemente. Seria o palco destinado à surpresa, do rock candango ao capixaba e baiano. Oriente, Lagum, Selvagens Acima da Lei, André Prando, Mariana Nolasco, Ana Gabriela, Vivendo do Ócio, Gabriel Elias, Cacife Clandestino, Bullet Bane, Lupa, Menores Atos, Haikaiss, Dona Cislene, Maglore, A Banca 021, Armored Dawn, entre outros artistas, estão nessa balada.
Confira abaixo o line up do palco principal, o Palco Mundo:
04 | 10
05 | 10
06 | 10
Confira abaixo o que já rolou no palco principal, o Palco Mundo:
27 | 09
28 | 09
29 | 09
03 | 10