Essa é de fato uma notícia bacana. A documentarista Claudia Faissol, que vem a ser a mulher do cantor João Gilberto, está preparando a abertura dos acervos do músico. Claudia, que tem uma filha com João, busca recursos públicos para abrir os armários do papa da bossa. Claudia dirigiu o documentário Bossa Brasil, que traz imagens e declarações coletadas por ela durante 15 anos. Foi nesse período que conheceu o excêntrico cantor e teve uma filha com ele. Claudia, em entrevista à Fliporto, feira literária de Porto de Galinhas, queixou-se de que haveria muitos “originais perdidos” da história da bossa, e tem intenção de reuni-los. Ela também declarou que assistir ao cantor João Gilberto produzir sua obra diariamente é como “ver uma estátua de Rodin sendo feita”. Ela tem encontro hoje com o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, em busca de apoio para o trabalho de resgate que planeja.
Sabemos que pedir apoio é chato. Mas precisamos falar com você
FAROFAFÁ é o único veículo crítico e progressista dedicado exclusivamente ao jornalismo cultural, nas suas mais variadas frentes: livros, filmes, música, artes e teatro. Se você chegou até aqui é porque está do nosso lado. Ajude FAROFAFÁ a fortalecer o debate e a cultura brasileira.
Diferente dos grandes veículos, não temos donos bilionários e não corremos atrás de cliques. Isso significa duas coisas:
1. Cobrimos o que importa para a cultura brasileira — do teatro de grupo às periferias musicais, da literatura marginal às artes visuais — sem precisar agradar patrocinadores nem seguir agendas externas.
2. Praticamos o jornalismo de fôlego. Críticas, reportagens e ensaios nascem de quem foi ao teatro, ouviu o disco, leu o livro, viu a exposição. E tudo o que publicamos é gratuito para qualquer leitor — e queremos que continue assim.
Sabemos que nem todo mundo pode contribuir. Mas se nosso trabalho faz diferença na sua relação com a cultura, considere se juntar a quem mantém esse projeto vivo. Qualquer valor conta.