Rádio Farofa: quem é o campeão dos campeões?

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O país do futebol é o país da música popular é o país da Copa do Mundo de 2014. É só sambar, sambar, sambar.

1. Maria Alcina, “Fio Maravilha” (1972) – o maior compositor brasileiro de futebol, Jorge Ben, faz gol de placa no festival da canção, pela voz masculina da revelação feminina Alcina.

2. Skank e Nando Reis, “Alexia” (2014) – em 2014, elas também jogam futebol.

3. Leo Vilar e Os Novos Anjos do Inferno, “Brasil Pandeiro” (1963) – Assis Valente fez em 1940 para a recém-norte-americanizada Carmen Miranda, que achou “borocoxô” e não gravou: chegou a hora desta gente bronzeada mostrar seu valor.

4. Carmen Miranda, “Rebola Bola” (1941) – rebola bola, eu vou mostrar como é que é.

5. Jackson do Pandeiro, “Samba do Ziriguidum” (1962) – na perna tranque, amarre, puxe, largue: como no futebol.

6. Novos Baianos, “Só se Não For Brasileiro Nessa Hora” (1973) – e o menino deixa a vida pela bola: só se não for brasileiro nessa hora.

1981 3 Batalha Maravilhosa7. Bebeto, “Praia e Sol” (1981) – praia e sol, Maracanã, futebol, que lindo – do LP Batalha Maravilhosa.

8. Tim Maia, “Flamengo” (1970) – canção-torcida de um só verso, uma só palavra, um só brado: “Flamengo!”.

9. Wando, “Mengo” (1982) – quem é que faz a alegria do povo?

1973 Previsão do Tempo10. Marcos Valle, “Flamengo Até Morrer” (1973) – parece que finalmente resolvemos o problema (Fio na reserva), que sorte termos nascido no Brasil: o resto a gente sabe, mas não diz.

11. Rita Lee, “Amor Branco e Preto” (1972) – por que será que eu gosto de sofrer?

12. Gilberto Gil, “Samba Rubro-Negro (O Mais Querido)” (1978) – Flamengo joga amanhã, eu vou pra lá.

13. Trio Juazeiro, “A Fiel Vai Atrás” (1977) – aonde o Corinthians vai a Fiel vai atrás.

14. Novos Baianos, “Campeão dos Campeões” (1977) – é o Bahia!

15. Bebeto, “Arigatô, Flamengo” (1982) – vai ter sempre carnaval.

16. Trio Esperança, “Replay (O Meu Time É a Alegria da Cidade)” (1974) – atenção, preparou, correu, e chutou, é gol, que felicidade.

1955 Jackson do Pandeiro17. Jackson do Pandeiro, “1 x 1” (1955) – a defesa é segura e tem rojão.

1968 Pilantrália18. Carlos Imperial e A Turma da Pesada, “Hino do America/ Hino do Botafogo/ Hino do Fluminense/ Hino do Flamengo” (1968) – do álbum Pilantrália.

19. Wilson Simonal, “País Tropical” (1969) – e bonito por natureza.

20. Fernanda Abreu, “Eu Vou Torcer” (2004) – do original de 1974 de Jorge Ben: se ele vai, quem não vai?

21. Jorge Ben, “Camisa 12” (1970) – para fazer felizes 100 milhões de sul-americanos brasileiros.

1969 2 Gal22. Gal CostaGilberto Gil Caetano Veloso, “País Tropical” (1969) – sou Flamengo, tenho uma nega chamada Tereza – até tu, tropicália?

23. Milton Nascimento, “Aqui É o País do Futebol” (1970) – “nesses 90 minutos de emoção e alegria/ esqueço a casa e o trabalho/ a vida fica lá fora” – fica?

24. João Bosco, “De Frente pro Crime” (1975) – “tá lá o corpo estendido no chão/ em vez de rosto, uma foto de um gol”.

1970 Tostão, a Fera de Ouro25. Milton Nascimento, “O Homem da Sucursal” (1970) – escravos de jó, queria ver um filme de amor…

26. Chico Buarque, “Bom Tempo” (1968) – ando cansado da lida preocupada, corrida, surrada, batida dos dias meus – se não, pergunte a Joana Havelange, que não me deixa mentir.

1956 Samba... Alegria do Brasil27. Waldir Calmon, “Na Cadência do Samba” (1956) – que bonito é! – de um álbum chamado Samba… Alegria do Brasil.

28. Elizeth Cardoso, “Na Cadência do Samba” (1959) – que bonito é, pela noite enluarada, numa trova apaixonada, um cantor desabafar.

29. Titulares do Ritmo, “A Taça do Mundo É Nossa” (1970) – com brasileiro não há quem possa…

30. Coral de Joab, “Pra Frente Brasil” (1970) – quantos milhões em ação?’

1970 Os Incríveis31. Os Incríveis, “Eu Te Amo, Meu Brasil” (1970) – em terras brasileiras vou plantar amor – e nem se fala em futebol…

32. Zeca Pagodinho, “Pra Frente Brasil” (2003) – parece que todo o Brasil deu a mão: todos juntos vamos.

33. Molejo, “Show de Bola (Tá Ligado)” (2000) – se não era pra jogar eu não entendo por que é que me chamou.

1996 O Samba Poconé34. Skank, “É uma Partida de Futebol” (1996) – que emocionante é uma partida de futebol.

35. Pepeu Gomes, “Fazendo Música, Jogando Bola” (1982) – foi vivendo dessa maneira que aprendi a brincadeira.

36. Elis Regina, “Aprendendo a Jogar” (1980) – nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas…

37. Tom Zé, “Bola pra Frente” (1969) – está chegando a hora.

38. Sérgio Ricardo, “Beto Bom de Bola” (1967) – Beto é o bom da molecada e vai fazendo escola, a cigana viu o azar e Beto não deu bola e aceitou a proteção do primeiro cartola.

2013 Confundindo Sábios39. Rashid, “Bate e Gol” (2013) – pé de barro mal falado, igual curva de rio, diamante bruto que a própria rua pariu, da viela mais escura, do beco mais distante.

40. Pollo, “Tamo no Jogo” (2013) – então se prepara, que tamo no jogo, que os menino é bom.

41. 14 Bis, “Bola de Meia, Bola de Gude” (1980)

42. Tim Maia, “Jhony” (1978) – “Jhony estuda/ se forma, hoje é doutor/ mas só pensa em futebol”.

2013 País do Futebol43. MC Guime Emicida, “País do Futebol” (2013) – tocou Neymar, é gol – até gringo sambou.

44. Bruno & Trio, “Melody da Copa 2010” (2010) – e a galera grita gol, gol, gol!

45. Ary Lobo, “Recordando a Copa de 58” (1966) – a Inglaterra jogou muito, mas não passou de zero a zero.

46. Luis Vagner, “Guitarreiro” (1976) – sempre que podia ia pro campinho joar meu futebolzinho.

47. Jorge Ben, “Zagueiro” (1975) – é o anjo da guarda da defesa, mas para ser um bom zagueiro não pode ser muito sentimental.

48. Baby Consuelo, “Ziriguidum” (1979) – meu coração bate num teleco-teco.

 

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3 COMENTÁRIOS

  1. ‘A taça do mundo é nossa’, apesar de estar relacionada aí como se fosse da Copa de 1970, na verdade, foi parte das comemorações do brasileiro pela conquista da Taça Jules Rimet em 1958, em Stockholm, na Suécia. O fato da musica ter sido colocada no Lado B do compacto-simples que trazia ‘P’ra frente, Brasil’ (1970) como lado principal, não a faz mudar de ano. Eu só queria frisar isso, pois muita gente não sabe que a ‘A Taça do Mundo é nossa’ é de 1958 e não de 1970. Há ai 12 anos de intervalo.

  2. CARLOS DE ASSUMPÇÃO – O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete-SP na sexta feira passada completou 87 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
    O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil
    .
    Poema. Protesto de Carlos de Assunpção

    Mesmo que voltem as costas
    Às minhas palavras de fogo
    Não pararei de gritar
    Não pararei
    Não pararei de gritar

    Senhores
    Eu fui enviado ao mundo
    Para protestar
    Mentiras ouropéis nada
    Nada me fará calar

    Senhores
    Atrás do muro da noite
    Sem que ninguém o perceba
    Muitos dos meus ancestrais
    Já mortos há muito tempo
    Reúnem-se em minha casa
    E nos pomos a conversar
    Sobre coisas amargas
    Sobre grilhões e correntes
    Que no passado eram visíveis
    Sobre grilhões e correntes
    Que no presente são invisíveis
    Invisíveis mas existentes
    Nos braços no pensamento
    Nos passos nos sonhos na vida
    De cada um dos que vivem
    Juntos comigo enjeitados da Pátria

    Senhores
    O sangue dos meus avós
    Que corre nas minhas veias
    São gritos de rebeldia

    Um dia talvez alguém perguntará
    Comovido ante meu sofrimento
    Quem é que esta gritando
    Quem é que lamenta assim
    Quem é

    E eu responderei
    Sou eu irmão
    Irmão tu me desconheces
    Sou eu aquele que se tornara
    Vitima dos homens
    Sou eu aquele que sendo homem
    Foi vendido pelos homens
    Em leilões em praça pública
    Que foi vendido ou trocado
    Como instrumento qualquer
    Sou eu aquele que plantara
    Os canaviais e cafezais
    E os regou com suor e sangue
    Aquele que sustentou
    Sobre os ombros negros e fortes
    O progresso do País
    O que sofrera mil torturas
    O que chorara inutilmente
    O que dera tudo o que tinha
    E hoje em dia não tem nada
    Mas hoje grito não é
    Pelo que já se passou
    Que se passou é passado
    Meu coração já perdoou
    Hoje grito meu irmão
    É porque depois de tudo
    A justiça não chegou

    Sou eu quem grita sou eu
    O enganado no passado
    Preterido no presente
    Sou eu quem grita sou eu
    Sou eu meu irmão aquele
    Que viveu na prisão
    Que trabalhou na prisão
    Que sofreu na prisão
    Para que fosse construído
    O alicerce da nação
    O alicerce da nação
    Tem as pedras dos meus braços
    Tem a cal das minhas lágrima
    Por isso a nação é triste
    É muito grande mas triste
    É entre tanta gente triste
    Irmão sou eu o mais triste

    A minha história é contada
    Com tintas de amargura
    Um dia sob ovações e rosas de alegria
    Jogaram-me de repente
    Da prisão em que me achava
    Para uma prisão mais ampla
    Foi um cavalo de Tróia
    A liberdade que me deram
    Havia serpentes futuras
    Sob o manto do entusiasmo
    Um dia jogaram-me de repente
    Como bagaços de cana
    Como palhas de café
    Como coisa imprestável
    Que não servia mais pra nada
    Um dia jogaram-me de repente
    Nas sarjetas da rua do desamparo
    Sob ovações e rosas de alegria

    Sempre sonhara com a liberdade
    Mas a liberdade que me deram
    Foi mais ilusão que liberdade

    Irmão sou eu quem grita
    Eu tenho fortes razões
    Irmão sou eu quem grita
    Tenho mais necessidade
    De gritar que de respirar
    Mas irmão fica sabendo
    Piedade não é o que eu quero
    Piedade não me interessa
    Os fracos pedem piedade
    Eu quero coisa melhor
    Eu não quero mais viver
    No porão da sociedade
    Não quero ser marginal
    Quero entrar em toda parte
    Quero ser bem recebido
    Basta de humilhações
    Minh’alma já está cansada
    Eu quero o sol que é de todos
    Ou alcanço tudo o que eu quero
    Ou gritarei a noite inteira
    Como gritam os vulcões
    Como gritam os vendavais
    Como grita o mar
    E nem a morte terá força
    Para me fazer calar.
    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
    quilombonnq@bol.com.br

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