O primeiro LP de 10 polegadas que aparece no Álbum 1 é Trio Surdina Interpreta Noel Rosa e Dorival Caymmi (1953), de que hoje só os ratos de sebos e de mp3 tomam conhecimento. A formação originalíssima somava Garoto ao violão, Fafá Lemos ao violino e Chiquinho do Acordeon.

Os estudiosos gostam especialmente de “O Relógio da Vovó” (de outro 10 polegadas do mesmo 1953), pela semelhança de parte da melodia com o “Desafinado” de Tom Jobim, que só apareceria seis anos depois.

Já no terceiro 10 polegadas do Trio Surdina, destaca-se a voz bossa nova de Fafá Lemos, quando o jovem João Gilberto ainda seguia o estilo dos cantores antigos de vozeirão. A marcha fúnebre no início de “Fita Amarela”, de Noel, é pérola de humor e ironia.

A voz de Fafá Lemos apresenta também à era do LP a obra espetacular de Caymmi, descosturando o vozeirão do fundador baiano do samba em um quase sussurro, em delícias como “Nem Eu” e “Não Tem Solução”.

A história da música brasileira é repleta de elos perdidos como esse do Trio Surdina, que transportou o canto suave de Lúcio Alves, Dolores Duran, Dick Farney, Doris Monteiro e Nora Ney em mar calmo, até a revolução quase silenciosa da bossa.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome