‘Baixo esplendor’, o novo livro de Marçal Aquino

0
1646

Marçal Aquino não publicava um livro desde 2005, ano do romance Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios. No inverno pandêmico de 2020, o autor concluiu a sua nova obra, Baixo Esplendor, e fez questão de deixar registrados alguns tuítes-desabafo: “Pra um livro valer a pena, o escritor deve sempre correr mais riscos do que os personagens” e “hoje almocei conversando com os personagens do livro que estou concluindo. Não há nada de louco nisso: é a última vez que estão todos vivos”.

As postagens revelam que o escritor teve lá suas razões para não publicar um novo livro nos últimos 16 anos, além de estar envolvido em outros projetos, como a criação de roteiros de cinema e tevê. Mas fez falta à literatura brasileira a presença de um ficcionista capaz de retratar tão vivamente os escombros do real como faz Marçal Aquino. O pano de fundo, como em outras obras do autor, é a narrativa da violência, um quase-gênero da literatura que, no ano passado, perdeu Luiz Alfredo Garcia-Roza e Rubem Fonseca.

Em Baixo Esplendor, a história se passa em 1973, um dos anos mais violentos da ditadura no Brasil. O policial Miguel se infiltra numa quadrilha de ladrões de carga e passa a ganhar a confiança do chefe deles, Ingo. Em pouco tempo, conquista o amor da irmã de Ingo, a libertária Nádia, por quem o agente infiltrado se apaixona perdidamente. Miguel também tem de prestar contas ao delegado Olsen, que chefia a operação policial. O autor entrelaça as histórias que transitam entre a tórrida paixão vivida pelos protagonistas e a tensão do submundo criminal sem perder a voltagem necessária da violência simbólica que é o combustível desse romance. Há sexo de sobra e tiros de menos nas primeiras partes do livro, com a equação se invertendo mais para o final.

Jornalista que já atuou em veículos como Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo, Marçal Aquino propõe situações e descreve cenas que jamais soam inverossímeis ou improváveis. Mas não tente encontrar reflexões sobre a política brasileira. Não é sobre isso o novo livro do escritor. As páginas de Baixo Esplendor são escritas pela pulsão de vidas que a maioria desconhece, mas não restam dúvidas de que existem. É apenas um mergulho na realidade. 

O escritor explora os personagens principais e secundários como se fizessem parte de núcleos dramáticos múltiplos e distintos. Convém não menosprezar ninguém, todos serão relevantes para a construção da grande narrativa. Econômico nas palavras e exímio contador de histórias, Aquino se arrisca, com prosa ágil, a narrar as idas e vindas dos personagens, sem que se perca o fio condutor por um instante sequer. Não é difícil se enganchar nessa história: o que acontecerá com Miguel, Nádia e Ingo, questiona-se e torce o leitor, parágrafo a parágrafo, página a página. Os tuítes do autor até poderiam soar spoilers, mas servem mais para uma interpretação reconfortante aos que terminarem de ler a obra.

Capa do livro Baixo esplendor, de Marçal AquinoBaixo Esplendor. De Marçal Aquino. Companhia das Letras, 264 págs., 50 reais.

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome