Na cidade de Nazaré da Mata, na zona da mata pernambucana, trava-se uma guerra de intolerância entre brincantes do maracatu rural e convertidos à religião evangélica. Esse é o mote central de Azougue Nazaré, de Tiago Melo, mais uma demonstração de força do cinema de Pernambuco. O diretor estreia em longa-metragem próprio depois de trabalhar na produção de filmes como Boi Neon, Aquarius, Divino Amor e Bacurau.

Azougue Nazaré guarda semelhanças com Bacurau, a começar pelo elenco mestiço que trava a batalha contra os abusos da religião e da política. Negro e obeso, Valmir do Coco é o expressivo protagonista da história, filmada em território de vigência do maracatu rural. O mestre de maracatu Barachinha vive Barachinha, ex-mestre de maracatu que se tornou pastor evangélico e gasta seu tempo tentando demover a comunidade de festejar a vida segundo padrões profanos. 

Em alguns momentos, a guerra se trava entre a tecnologia e a religião (os jovens brincantes trocam desafios musicais de maracatu via whatsapp) e entre a religião e a música brega (um dos temas do filme é a católica O Homem de Nazareth, sucesso de Antonio Marcos, numa versão em inglês). Em qualquer caso, a religiosidade intolerante é a ponta de lança da guerra no belo Azougue Nazaré.

Azougue Nazaré. De Tiago Melo. Brasil, 2019, 82 min.

 

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome