o brasil vai se radicalizando, você já percebeu, né?

é de esquerda, progressista, a nomeação do presidente da cut, central única dos trabalhadores, como ministro do trabalho do brasil.

repete o que aconteceu na nomeação da mulher e ex-guerrilheira progressista dilma roussef como ministra-chefe da casa civil, cargo poderosíssimo (dizem).

diverge das nomeações de direita, fisiológicas, dos três novos ministros peemedebistas. um deles recebeu o posto estratégico, de cunho social, da saúde. outro é hélio costa, que na infância me aparecia como repórter do bizarro programa global “fantástico” e na adolescência/início da fase adulta me reapareceu como soldado collorido. seu ministério, das comunicações, é mala cheia de dinheiro para a circulação de informações no país, para as altas esferas da mídia. só para lembrar, é um cargo que já foi de antonio carlos magalhães…

ou seja, o governo lula radicaliza para os dois extremos, nas duas bandas. talvez tivesse mesmo que fincar bandeiras assim “contraditórias”, uma vez que no fim de todas as contas, esboroados os maniqueísmos, a esquerda É a direita e a direita É a esquerda, o progressista É o reacionário e o reacionário É o progressista.

pessoalmente, vibro com as nomeações de luiz marinho e dilma roussef. assim como vibro com a permanência do nipobrasileiro desafiador de poderosíssimos donos da grana luiz gushiken, outro egresso da máquina sindical que produziu marinhos (luizes, não robertos) e silvas (luizinácios, ainda assim luizes). assim como desgosto do avanço irresoluto do pmdb, um partido historicamente ambíguo que, segundo afirmou lula ontem, é tão fragmentário quanto o seu pt – “o meu pt”, disse ele, terno e doce. no mesmo discurso, lula se fartou das conhecidíssimas metáforas – reinterpretadas com grosseria feroz e vulgar em reportagem não-assinada da “folha de são paulo”, jornal que não costuma perceber claramente a grosseria das próprias metáforas (porque elas comumente se travestem de, er, “sofisticação”).

para o meu gosto, um brasil de esquerda teria um gilberto gil no ministério da cultura, um luiz marinho no do trabalho, um mano brown no das comunicações, um dr. drauzio varella no da saúde, mil matilde-ribeiros e mil nilmário-mirandas nos da igualdade sócio-racial, 15 bilhões de dilmas na casa civil etc. etc.

mas os donos da grana não tardarão a gritar contra o ministério da cut. como gritariam feito gado indo para o matadouro se caísse a condução dos ministérios petistas das finanças. os donos esquizofrênicos da grana amam a economia tucana gerida por antonio palocci, com o mesmo fervor com que continuam detestando palocci e dirceu e gushiken e lula e o governo lula. seus mundos desabariam no mesmo instante em que fosse nomeado não um banqueiro de alcântara e andrada, mas um feirante da silva ou uma doméstica de souza no ministério da economia.

pois, nesse ponto, são os donos da grana os radicais extremistas. o brasil mais se radicalizaria se abdicasse da economia tucana, e não em favor de delfim netto, evidentemente. se bem que, êêita, seria um dado interessantíssimo um ministério que abrigasse, simultanteamente, dilma russef e delfim neto, não? será que o ditador É o terrorista, que o terrorista É o ditador, que o guerrilheiro É o dono da grana, que o dono da grana É o guerrilheiro?

o dono da grana É o radical extremista. o terrorista guerrilheiro forasteiro É o dono da banca, o dono do banco, orra, meu!

hoje mesmo, há um silva ascendendo ao noticiário. É petista e foi pego no aeroporto com uma mala cheia de dólares e reais. em tempos de lula, o dólar É o real, e o real É o dólar. a deflação É a inflação, e a inflação É a deflação. o “sucesso” externo É o “insucesso” interno, o “insucesso” no quintal de casa É o “sucesso” no quintal do mundo. londres É bagdá, o iraque É a inglaterra; a áfrica É o g8, o g8 É a áfrica-brasil, quando zumbi chegar eu quero ver o que vai acontecer, eu quero ver.

senti, diante do petista da mala, meu primeiro tremor de terremoto. suspeitei que um outro silva, bem zé povão, possa pagar o pato do bode – que o pt precise de um petista da mala para depositar nele todos os indícios e mazelas. antevi ali o pt ex-moralista que, depois de abusado pelos desmandos da mídia “poderosa” e pelos desmandos de seus próprios dirigentes exacerbados, transfere o abuso e vai abusar do petista da mala que deve ser primo do (não)publicitário, da (não)secretária, do (não)sobrinho do vice-presidente liberal. o abusado É o abusador, o abusador É o abusado.

aqui se abusa, aqui se será abusado. e vice-versa. basta.

alimentando e corroendo meu terremoto, logo os próprios jornais vêm reassociar, melífluos, a mala petista e a mala da roseana sarney (filha do homem que acaba de negociar três ministérios neo-petistas). até os pedregulhos de asfalto da sua rua chique ouviram falar, até os grãos de poeira do chão batido de seu acampamento já ouviram falar que, em meio à campanha eleitoral de 2002, aquela figura sinistra chamada josé serra teria armado para cima da mulher roseana sarney, visando (se é que o cego É aquele que vê) limpar o páreo para sua própria eleição.

ora, ora, então agora a mesma história se repete, com mais mala de dinheiro, é? e não foi josé serra do psdb quem livrou o páreo de roseana, mas acabou sucumbindo diante de lula (alô, “entreatos”, alô, “peões”), sob o sorriso beneplácito de seu “correligionário” fernando henrique cardoso, o homem-sigla? e o que o sinistro está fazendo na prefeitura de são paulo? está governando? está prendendo silvas cobradores que fraudam o bilhete único mancomunados com silvas motoristas? ah, está, isso ele está, sim. e os ceus da periferia, como vão indo?

o país está radicalmente eivado de bodes expiatórios e seus “contra-bodes”, já reparou? olhe para o petista da mala que disse que tinha vendido verdura. o fato É a falsificação grosseira, a encenação vulgar É o fato? marcos valério É delúbio soares É rogério buratti É ricardo sérgio É sérgio motta É pc farias É o bode? pt É psdb É ptb É pl É prn?

quem move as artimanhas de hoje, quem são as eminências pardas? quais são os testas-de-ferro? quem É o que É, quem é laranja de alguém enrustido atrás do laranja? como compreender deputados da bancada da bala (ei, você é a favor do desarmamamento no brasil? ou vai passar batido nessa?), deputados da bancada do bispo, laranjas petistas, repórteres amigos íntimos de josé serra, gestores de telefonia, senadores vestais da honra, do mérito e do celibato, jornalistas que remuneram secretárias entrevistadas, banqueiros multinacionais, ídolos multinacionais da canção popular brasileira?

o silva – o zé povão – é quem vai pagar o pato? no campo de batalha, onde se colocarão os ciganos silvas travestidos por trás de fortunas e sobrenomes exóticos (à la kubitschek)?

radicalismo, meu caro amigo, É luta de classes travestida. não está acontecendo nada, nadinha, nadica mais no brasil de hoje do que uma ferrenha e sangrenta luta de classes. quem tem fobia de silva está usando e abusando das ferramentas de pressão e poder para derrubar os silvas. mas eu vim avisar que quem tem fobia de silva É o próprio silva, que os próprios silvas SÃO os silvafóbicos.

a (in)desejada solução da crise se congelaria, aposto eu, no momento em que o espelho se quebrasse e o anti-silva percebesse que ele É o silva. um brasileiro infeliz, vira-lata, enrustido, travestido, acuado, escondido. um brasileiro feliz, nobre, livre, nu, solto, amplo.

aí se desarmariam as bombas do terror. aí desmoronariam, todos juntos, os radicalismos dos ignorantes que se fazem de espertos, os radicalismos dos inteligentes que se fingem de burros (porque, sorry, ademã, em terra onde maroca, poroca e indaiá têm seis olhos bem abertos, o inteligente É burro, o burro É inteligente)…

aí, quando/se o raciocínio binário bipartido se partir, vamos com orgulho poder afirmar: o povo É inteligente, o intelectual É o povo.

[alô, seu jorge. em 1998, seu jorge cantou assim com seu grupo farofa carioca: “moro no brasil/ não sei se moro muito bem ou muito mal/ só sei que agora faço parte do país/ a inteligência É fundamental”. de lá para cá, o nômade seu jorge morou em “cidade de deus”, na frança, no barco maluco de wes anderson/steve zissou, em hollywood, dentro das canções de david bowie. ele é brasileiro, um dia há de voltar, a inteligência nos É fundamental.]

basta de radicalismo, basta de ilusionismo, basta de obscurantismo, basta de bode expiatório. se o brasil se assume, então o brasil é.

(p.s.: minha reportagem sobre o brasil cigano já está no ar, a um clique de distância.)

[* título-sample de um antigo tropicalista, gilberto gil, mestre-sala de uma antiga porta-bandeira tropicalista, gal costa. diziam assim, em “mini-mistério” (do disco “legal”, philips, 1970): “procure conhecer melhor/ seu mini-mistério interior/ procure conhecer melhor/ o cemitério do caju/ procure conhecer melhor/ sobre a santíssima trindade/ procure conhecer melhor/ becos da tristíssima cidade/ procure compreender melhor/ filmes de suspense e de terror”. “não lhe custa nada/ só lhe custa a vida“, antevia o músico então exilado do brasil, futuro ministro do brasil.]

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome