O cantor capixaba Andre Prando

 

 

Cada vez mais, jovens artistas descobrem na obra do cantor e compositor cearense Belchior (1947-2017) uma baliza de trabalhos de grande poder de investigação lírica e musical. É o caso, essa semana, de dois novos trabalhos que chegam à rede: os clipes de Fantasmas Talvez, do capixaba André Prando, e de Corações em Fúria (Meu Querido Belchior), do baiano Teago Oliveira, frontman da banda Maglore (o single integra seu primeiro disco, Boa Sorte, pelo selo Natura Musical, que será lançado neste 17 de setembro).

Fantasmas Talvez é uma faixa do disco Voador, de 2018, segundo álbum de André Prando, que está confirmado no palco Super Nova, do Rock in Rio, no dia 6 de outubro, como uma das revelações brasileiras. O clipe é inspirado no sucesso que abriu caminho para Belchior na MPB, em 1971: a música Hora do Almoço, com o qual ele ganhou o Festival Universitário da Canção da Record e saiu do Ceará para o Rio de Janeiro. A pegada é de um poema joãocabralino. Mas há também uma atmosfera dos festins de lama de Chico Science e uma percussão de cânyons cardíacos que lembra os híbridos da música dos anos 1990.

A direção do vídeo é de Diego Locatelli e Felipe Amarelo. Locatelli dirigira outra produção de Prando, o clipe de Ode à Nudez.

Ouça aqui Fantasmas Talvez:

Teago Oliveira, cruzado melódico (o Maglore é uma das bandas de maior refinamento melódico das novas gerações), perseguiu com método e devoção as revelações de Belchior no disco Alucinação (1976). Eu queria escrever uma carta para Belchior e dizer o quanto o mundo de hoje se parece com aquele, e ao mesmo tempo, o tanto que já mudou em relação ao que ele contava no disco”, diz Teago. Os versos usam da mesma estratégia de intertextualidade que Belchior manufaturava. “Eu já beijei minha garota que dormia no sofá”, canta Teago. Ano passado ela morreu, mas esse ano vai brilhar”Ele também brinca com a Divina Comédia Humana, mencionando “Um cantor amigo meu” em vez de “um analista amigo meu”, e Fotografia 3X4 (“e os rapazes violentos e apaixonados já não são como você”). Também cita uma canção de seu colega Helio Flanders, do Vanguart, a canção Se Tiver Que Ser Na Bala Vai.

Ouça aqui Corações em Fúria (Meu Querido Belchior):

 

 

 

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome