Amanhã, 20 horas, na IMÃ FOTO GALERIA
(rua Fradique Coutinho, 1239, Vila Madalena)
banda ao vivo
chope
conversa mole

a entrada é franca

Bob Dylan, Iggy Pop, Joe Strummer. EXPOSIÇÃO DE FOTOS ‘O BISBILHOTEIRO DAS GALÁXIAS’

Imã Foto Galeria Imã Foto Galeria·59 vídeos
1.294

15 visualizações

Gostei 1     Não gostei 0

     
Publicado em 08/04/2014
Dia 9 de abril na Imã foto galeria

http://www.youtube.com/watch?v=XZAnOMnm34k&feature=share&list=UUJ08cqOqFKc3wWXP8YeGReQ

A exposição fotográfica acompanha o lançamento do livro O Bisbilhoteiro das Galáxias (Lazuli Editora), do repórter Jotabê Medeiros que reúne uma coleção de crônicas e ensaios em uma relação simbiótica com a fotografia. As fotos documentam o percurso de um encontro, às vezes fortuito, do jornalista com astros do mundo pop, como Bob Dylan, Iggy Pop, Axl Rose, Patti Smith, além de outros avistamentos profissionais, como com os grupos Led Zeppelin, Suicidal Tendencies e White Stripes e a cantora Joss Stone.

A abertura será no próximo dia 9, às 20h, na Imã Foto Galeria que exibe uma seleção das fotos originais do livro, com curadoria de Juvenal Pereira. Vídeo dirigido por Egberto Nogueira sobre Jotabê também será apresentado na abertura da mostra.

Com a presença do Sexteto de Zerró Santos e com a participação muito especial de Sigrún Kristbjörg Jónsdóttir, trombonista que toca e dirige a banda Wonder Brass que acompanha Björk _ excelente trombonista Islandesa que está de passagem pelo Brasil.

No dia da abertura da exposição, vai ser sorteada entre os presentes uma fotografia emoldurada e assinada.

Agende-se: workshop de jornalismo cultural com o autor na galeria, no sábado, dia 26 de abril de 2014, das 14h às 19h.

Objeto de arraigada mitomania, o mundo da cultura pop produz bastante o que se convencionou chamar de memorabilia: tickets, palhetas de guitarra, pedaços de roupas, autógrafos, discos assinados; tudo é muito disputado. Nesse universo, as fotografias são, talvez, o item mais comum – especialmente nesses tempos de cultura digital, smartphones, Instagram e outras redes sociais e a comunicação instantânea. As fotos de O Bisbilhoteiro fazem parte da busca de um outro sentido.

Mais que um trabalho no limiar de linguagens, O Bisbilhoteiro das Galáxias representa o testemunho de um profissional e o desvendamento de seu métier. Nem é uma fotografia que sustenta um texto nem o contrário: é o como se fosse uma trilha de pedrinhas que o repórter deixou nos seus embates pelo star system para achar o caminho de retorno, ou não.

A publicação, elogiada em publicações como A Tarde, de Salvador; programa Em Pauta, da Globo News; O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Valor Econômico, rádios USP e Kiss FM, entre outros, é considerado um trabalho de natureza original do jornalista, repórter de O Estado de S.Paulo que cobre há 25 anos a área de música pop na imprensa brasileira.

Sobre sua relação com a fotografia, o autor diz: “Meu negócio é o texto, as fotos funcionam primordialmente como um guia, a documentação de um processo. Minhas ferramentas são amadoras. Mas, no livro, é como se fosse um edifício cuja parede lateral foi tomada por uma trepadeira. Em dado momento, sabemos que o que sustenta tudo aquilo é uma combinação de tijolos e argamassa e ferro, mas a trepadeira agora é parte do todo, é indissociável do conjunto. Não compreendemos mais aquele edifício sem a sua aracnídea fachada verde”.

Serviço
EXPOSIÇÃO DE FOTOS ‘O BISBILHOTEIRO DAS GALÁXIAS’ DO JORNALISTA CULTURAL JOTABÊ MEDEIROS
Abertura: 09 (quarta-feira) de Abril de 2014
Visitação de 10 de Abril a 09 de Maio de 2014
Horário: de segunda a sexta das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 17h
WORKSHOP
Quando dia 26 (sábado) de Abril de 2014
Horário das 14hs a 19h
Valor: R$ 220,00
Vagas: 20
Inscrições e informações: (11) 3816-1290 / 2594-3687
[email protected]
www.imafotogaleria.com.br

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome