Racionais MC’s, primeiro grupo confirmado, marcam reconciliação do rap com a Virada Cultural .

É mais que simbólico o primeiro contrato firmado entre um artista brasileiro e a Virada Cultural 2013, na manhã de hoje (15 de abril): os Racionais MC’s estão de volta ao centro de São Paulo e se apresentarão no maior palco da Virada, o da praça Júlio Prestes, no domingo, 19 de maio, às 15 horas.

“A gente estava precisando disso. O povo nesse tempo todo pediu bastante, reclamou bastante a ausência dos Racionais. Ninguém entendia por que o rap não estava na Virada Cultural”, afirma Eliane Dias, empresária dos Racionais e esposa de Mano Brown. O grupo estava afastado da Virada desde 2007, quando sua apresentação na Virada ficou estigmatizada por um confronto aberto entre público e polícia.

Desde janeiro, nomes do hip-hop como Dexter, Criolo e Emicida têm se apresentado em palcos ao ar livre no centro da cidade, em ocasiões como o aniversário da cidade e a Semana da Cultura Hip Hop, em eventos públicos absolutamente pacíficos. A volta dos Racionais acrescenta simbolismo à reconciliação em marcha, já que se trata do mais importante nome brasileiro do gênero – e um dos mais importantes da música brasileira contemporânea.

A comissão de curadoria da Virada 2013 havia inicialmente imaginado uma apresentação em que os Racionais refizessem seus dois primeiros discos, “Holocausto Urbano” (1990), “Escolha Seu Caminho” (1992) e “Raio X Brasil” (1993), na íntegra, no palco nobre do Teatro Municipal. Mano Brown respondeu que não. “Ele acha que ainda não é o momento de apresentar os Racionais no Teatro Municipal”, explica Eliane.

Por ora, a prefeitura mantém a proposta da curadoria, de que o grupo leve, ao ar livre da praça Júlio Prestes, o formato consolidado no Municipal, de artistas reinterpretarem discos importantes de suas carreiras na íntegra. A decisão, no entanto, caberá ao grupo.

(Texto publicado originalmente no blog Virada Cultural, da Prefeitura de São Paulo)

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome