pavilhão de água digital, em zaragoza, espanha

LEAPFROGGING é um conceito novo, que mostra como o desenvolvimento tecnológico em países emergentes, mais pobres, pode ser mais sofisticado e ambientalmente correto do que nos países industrializados.

O arquiteto italiano Carlo Ratti é professor no Massachusetts Institute of Technology (autor de numerosos livros e ensaios para Domus, Scientific American e The New York Times) e teve seu trabalho exposto na Bienal de Veneza, no Design Museum de Barcelona, no Science Museum de London e no Museum of Modern Art de New York.

Ratti considera que um exemplo de LEAPFROGGING é a telefonia celular na África, menos danosa ao ambiente e mais sofisticada do que na Europa e nos Estados Unidos.
Ratti faz um trabalho de tecnologia de ponta na arquitetura, preconizando uma revolução digital no meio. Eu o entrevistei na semana passada por ocasião do evento ArqFuturo, do qual ele participa esta tarde.

O ambiente onde Ratti desenvolve isso é o laboratório SENSEable City, que trabalha, entre outros projetos, no mapeamento e entendimento do fluxo do lixo por meio de sensores. O negócio do lixo já está sendo desenvolvido em Seattle e foi encomendado agora por São Paulo (http://senseable.mit.edu/foragetracking/)

“Uma das coisas que aprendemos no rastreio do lixo é que somente a troca de informação pode promover mudança comportamental. As pessoas envolvidas no projeto, em Seattle, se tornaram habilitadas a seguir seu lixo. E isso os ajudou a mudar alguns de seus hábitos. Uma pessoa de Seattle nos disse: “Eu costumava beber água em garrafas plásticas e jogá-las fora pensando que elas desapareceriam. Mas agora sei que isso não é verdade. Elas apenas vão parar a algumas milhas de sua casa. Então, parei de beber água em garrafas plásticas”.

Carlo Ratti também trabalhou em uma solução para o problema do tráfego urbano em Cingapura. “Novas tecnologias podem nos ajudar a melhorar as condições do trafego. O problema de hoje não é de “capacidade”, mas de “picos”. E a tecnologia pode ajudar a reduzir picos. Em Cingapura, temos um escritório trabalhando num programa chamado Future Urban Mobility. Correntes de dados dão aos cidadãos acesso ao tráfego por meio de visualizações dinâmicas. O projeto, LIVE Cingapura, usa informações em tempo real gravadas por uma miríade de equipamentos, microcontroladores e sensores encontrados em nosso ambiente urbana, e isso serve para analisar o pulso da cidade, momento a momento. O resultado permite um novo entendimento da cidade, e a otimização de suas possibilidades, ajudando a experiência humana como nunca antes aconteceu. Aplicativos informam aos comutadores qual o melhor meio de chegar mais rápido às suas casas, como os moradores podem reduzir o consumo de energia em sua vizinhança e como os moradores podem encontrar um táxi para cruzar a ilha quando há uma tempestade e todos os veículos parecem ter desaparecido.

“Sendo breve, digo que a solução para os problemas do tráfego urbano de amanhã é FIM DO ASFALTO, MAIS SILÍCIO” (ou seja: estruturas digitais no lugar de estruturas físicas), afirmou o arquiteto.

Ratti preconiza um admirável mundo novo baseado na tecnologia, e incita as populações a formarem o que ele chama de CROWD-SOURCED FUTURE!

Todas essas experiências levaram Carlo Ratti a desenvolver uma ideia de ciências sociais computacioniais, que se baseiam no fato de que o mundo produz uma quantidade monstruosa de conteúdo digital. A cada dois dias, diz um estudo de Eric Schmidt (do Google), nós criamos uma quantidade de informação maior do que criamos do começo da humanidade até 2003. E essa informação pode nos ajudar a entender melhor nossas cidades e nós mesmos.

Ele foca num determinado instante em que a revolução digital se torna arquitetônica, e em como a tecnologia revoluciona atitudes de espaço, escala e expressão de estrutura. Haveria também uma correspondência para a estética nesse seu ponto de vista, uma nova linguagem?

“Vejo o desenvolvimento de uma arquitetura de maior resposta, uma arquitetura que sente e responde. Gostaria de citar dois exemplos de arquitetura que nós fizemos. Um é o The Cloud (www.raisethecloud.org), que pode ser um bom exemplo de como os cidadãos podem se juntar e fazerem novos planos urbanos e arquitetônicos. É um novo tipo de ativismo de cidadania. Poderia ser interessante para se explorar na Olímpiada do Rio?”, me disse o arquiteto e engenheiro

“O outro projeto é o Pavilhão de Água Digital, um projeto que fizemos na entrada na exposição mundial de Zaragoza, e que foi nomeado Melhor Invenção do Ano pela revista Time. As paredes são compostas de cascatas de “água” digital controlada, que podem gerar escritos, elementos decorativos ou espaços de acessos. O resultado é um lugar que é interativo e reconfigurável em que cada uma das suas paredes pode se tornar, potencialmente, uma entrada ou uma saída, enquanto as divisões internas podem ser reformuladas de acordo com o número de pessoas presentes. Dá a uma nascente comunidade digital de “fontes abertas” a tomada de controle dos edifícios como um novo tipo de espaço público e interativo. The Cloud propõe um nova forma de deck de observação, inteiramente nova, conectando visitantes de toda Londres com o resto do mundo, imergindo as pessoas em eufóricas ventanias e conteúdo digital. Cada passo do indivíduo no acesso à The Cloud integra de um vasto esforço de suprimento de energia. Todos ao redor do mundo podem contribuir a The Cloud, seja por meio de visitas ou patrocinando um LED, ajudando a manter a chama da lâmpada de Londres acesa.”

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Jotabrother.
    1º estou com saudades.
    2º Parece simples ser ecologicamente correto não?
    Mas não é. Quando tinha estabelecimento comercial, procurava separar o lixo, mas… de repente tava tudo misturado, lata, garrafa, restos de comida, guardanapos de papel, quando não, talheres e outros utensílios de cozinha.
    Em minha casa sim, consigo fazer a separação, mas não sei para onde vai e não vejo ninguém mais se preocupando com o uso indiscriminado da água, da energia, nem com o desperdício de comida. Temos muito que aprender, será que vai dar tempo?

  2. Elliot

    Nem sempre o que a gente vê é o que importa. Às vezes, é o que a gente quer ver. O mundo da simbologia é tão importante quanto o do pragmatismo.
    O mundo muda aos poucos, o pequeno esforço é fundamental.
    Eu, por exemplo, trabalhava em locais em que todos fumavam, em que o cigarro era a lei. Já me conformava com isso, não achava que pudesse haver um pacto social que mudasse a situação. Tudo bem que foi à força, mas aconteceu (e não só no Brasil, até na França, pátria dos gauloises de chuteiras).
    Então, para mudar alguma coisa, alguém tem de começar…

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome