A panela está fervendo. E ainda não dá para saber se o caldo vai entornar ou não. Uma discussão nas redes sociais pra lá de acalorada tomou conta de músicos, produtores, acadêmicos, jornalistas e fãs da cultura brasileira. Tudo começou com o músico China, o produtor Daniel Ganjaman, o jornalista Pedro Alexandre Sanches, deste FAROFAFÁ, e o coletivo Fora do Eixo (FdE). Mas agora artistas já estão tomando partido de um lado ou de outro da história – como se o mundo fosse só preto ou branco, côncavo ou convexo, esquerda ou direita.

Há três dias, pelo Twitter, @DanielGanjaman e @pdralex debateram com @chinaina sobre o próximo Congresso do FdE. O argumento central do músico para criticar o FdE foi: “eu tb to na batalha a 15 anos…pra ver uma cena falsa…onde muitos não ganham e poucos metem a mão…no dinheiro público”. Na impossibilidade de argumentar em 140 caracteres, China escreveu em seu blog o texto “Fora do Eixo e Longe de Mim” (clique no título para ter acesso). Logo pipocaram comentários confirmando ou retrucando sua afirmação de que bandas tocam no circuito do coletivo sem ganhar cachê. No Twitter, a cantora Marcia Castro foi retuitada pelo músico: “@chinaina lascou, nêgo! Belo texto e argumentos firmes. Alem de título poético: Fora do Eixo e Longe de Mim. Chega de exploração, bicho.”

Ontem, Talles Lopes, presidente da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), e Atílio Alencar, gestor da Casa FdE Porto Alegre, botaram mais lenha na fogueira com os textos “Qual o problema?” e “Fora do Eixo, mas perto de tod@s”. Já Bruno Kayapy, guitarrista da banda Macaco Bong, jogou um avião contra as torres gêmeas da música do novo Brasil com seu desabafo “Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim”.

E você o que tem a dizer de tudo isso?

PS: respeitamos o pedido de China de não dizer que ele é VJ da MTV, onde apresenta o programa Na Brasa. O pernambucano tem dois discos na praça, Moto Contínuo (2011) e Simulacro (2007)

PS2: onde isso vai parar? Está tudo mundo meio que Sergio Sampaio, querendo botar o bloco na rua. Vamos acrescentando aqui, nos PSs (pronto-socorros) da vida, os novos textos que atiçam as labaredas desse debate (ai, sabe o que isso está parecendo? Que o rei daqui a pouquinho vai ficar nu… tá todo mundo se posicionando, se entricheirando e não reconhecendo o outro)

PS3: Dum de Lucca, no seu blog no Dynamite online, escreveu “Modelo Fora do Eixo tornou-se oportunidade de negócios e de lucros”

PS4: Leo Martinezz, guitarrista, dono do blog (ressuscitado?!) My guitar wants to kill your mama (meio Guns N’Roses), postou “Sobre china e fora do eixo” (uótimo as caixas baixas!)



Siga o FAROFAFÁ no Twitter
Conheça nossa página no Facebook


PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

  1. Que fique claro: FAROFAFÁ está do lado de parte do discurso do China, assim como de parte do Fora do Eixo, acredita que o China tem suas razões tanto quanto o Macaco Bong e, acima de tudo, que o rico deste momento é justamente isso: confusão geral, não tá dando pra ninguém concordar ou discordar em bloco, tá tudo desalinhado – e realinhando.

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome