Foto Gustavo Wanderley

Se existe uma coisa que FAROFAFÁ respeita é o gosto do brasileiro. E o gosto do brasileiro está onde? Nas redes sociais ou no YouTube? Nos MP4 e celulares que cada um carrega e ouve a sua canção favorita? Hoje (e esse “hoje” já dura algum tempo), Luan Santana é o príncipe do Brasil, segundo as emissoras de rádio popular. O jovem de 20 anos, nascido em Campo Grande (MS), emplaca o hit “Amar Não é Pecado” em nada menos que sete das nove capitais das regiões metropolitanas. Ele deixa no chinelo o grupo de pagode carioca, Sorriso Maroto, autores de “Clichê”. Os pagodeiros do Grajaú, zona norte do Rio, começaram a tocar juntos quando Luan Santana tinha só seis anos de idade.

A lista das 5 músicas mais tocadas de nove rádios populares das regiões metropolitanas se completa com a sertaneja Paula Fernandes, em “Pra Você”, a paraense Banda Calypso em parceira com o pernambucano Reginaldo Rossi (o rei do brega), em “Não Posso Negar que Te Amo”, e fecha com ele, de novo, Luan Santana, com a sua “Um Beijo”. Ou seja, o tema preferido do gosto brasileiro é o amor, hoje e sempre. Não importa se é sertanejo, pagode ou calypso-brega, o amor é o que dá sentido geral da nação na atualidade.

FAROFAFÁ compilou as listas das 5+Pedidas de nove rádios populares (Rádio Liberal, de Belém; BH FM, de Belo Horizonte; 98 FM, de Curitiba; Jangadeiro FM, de Fortaleza; Cidade FM, de Porto Alegre; Clube FM, de Recife; FM O Dia, do Rio; Itapoan FM, de Salvador; e Tupi FM, de São Paulo). Chegou a uma lista de 25 cantores ou bandas, que tocam 30 sucessos. Sertanejo e pagode são, de longe, a preferência das paradas das emissoras. Outros gêneros apenas beliscam as atuais preferidas, como o axé (Ivete Sangalo), o tecnogrega (AR 15) e o funk carioca (Mr. Catra). Gosto popular ou efeito do jabaculê (aquela “forcinha” que as gravadoras ainda dão para tocar essa ou outra música)? Essa é uma discussão boa para ser feita, mas deixemos ela para outra ocasião. O que importa aqui é registrar uma imagem do momento.

Quem tiver curiosidade, vai descendo a lista abaixo para ver todas as músicas e bandas que mais estão tocando nas rádios (se clicar nela, dá para vê-la em tamanho grande):

Clique para ver em tamanho maior

 

PUBLICIDADE

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome